Produtores do Ribatejo Norte na Feira Portugal Agro

2014-12-02

De 20 a 23 de novembro, teve lugar na FIL em Lisboa, o grande evento da produção nacional para os sectores agrícola e agroalimentar, o Portugal Agro.

Este evento teve o alto patrocínio do Ministério da Agricultura e do Mar e o envolvimento operacional de meia centena de entidades e organismos regionais e sectoriais, apresentando-se como uma mostra da agricultura portuguesa na sua diversidade e na sua riqueza, com uma forte vocação empresarial onde os produtores agroalimentares das zonas rurais marcaram forte presença.

A ADIRN participou neste evento, inserida no espaço da Federação Minha Terra, dedicado ao “Desenvolvimento Local”, no qual estiveram presentes ao longo dos quatro dias do certame, 73 produtores agroalimentares e artesãos, dos diferentes territórios de intervenção das associações intervenientes.

No espaço destinado à promoção do território da ADIRN estiveram presentes produtores do Ribatejo Norte, nomeadamente, Quinta do Cavalinho (Vinhos), Cabeço da Aguda (Vinhos), Casal Martins (Vinhos), Solar dos Loendros (Vinhos), Casal das Freiras (Vinhos), Sociedade Agricola do Alveirão (Vinhos), Canal 7 (Vinhos), Casal Martinho (Azeite), Segredos da Tradição (Licores) e Fumeiro dos Templários (Enchidos), que durante estes dias promoveram a degustação e a venda dos seus produtos.

Em paralelo, foram realizadas diversas iniciativas de âmbito promocional dos territórios, destacando-se o lançamento dos livros “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, e “Sabores da Nossa Terra”, tendo sido este primeiro presidido pela Senhora Ministra da Agricultura e do Mar. Estes dois livros foram elaborados no âmbito do projecto de cooperação nacional “7 Maravilhas da Gastronomia”, nos quais se encontram publicadas receitas dos seis concelhos do território de intervenção da ADIRN.

 

I12079-IMGX6718ADIRN1.JPG I12079-IMGX6711ADIRN1.JPG

* Texto ADIRN - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]