Primeiro encontro de Desenvolvimento Local de Base Comunitária nos Açores

2016-05-18

Nos passados dias 13 e 14 de maio, a Ilha Terceira, nos Açores, acolheu o 1º Encontro de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), uma iniciativa do Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, em colaboração com a Federação Minha Terra.

I12693-IMAGEM2.JPG

Na sessão de abertura, Luís Neto Viveiros, Secretário Regional da Agricultura e Ambiente do Governo dos Açores, referiu que o espírito da Abordagem LEADER é "catalisador de inúmeras ações desenvolvidas a nível local", tratando-se de "uma filosofia com que o Governo dos Açores se identifica e promove, afetando a esta medida e em cada período de programação, verbas que permitem aos Grupos de Ação Local (GAL) desenvolver as suas estratégias e agregar associações e outras entidades para a sua prossecução".

Cooperação e Avaliação foram os dois grandes temas do encontro que decorreu no dia 13 de maio no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, contando com a presença de diversas entidades de nível europeu, como a DG-AGRI da Comissão Europeia, o Helpdesk de Avaliação da Rede Europeia de Desenvolvimento Rural, a ELARD – Rede Europeia LEADER para o Desenvolvimento Rural e a Rede Europeia de Desenvolvimento Rural, além de todas as Autoridades de Gestão dos Programas de Desenvolvimento Rural de Portugal, os Grupos de Ação Local e diversas entidades da Região.

I12693-IMAGEM1.JPG

Durante a manhã, a reflexão foi em torno da Cooperação LEADER, “uma ferramenta ao serviço das Estratégias de Desenvolvimento Local” como foi referido no painel Cooperar para empreender, onde à luz da experiência dos períodos de programação anteriores se identificaram alguns constrangimentos e as soluções para os ultrapassar.

No painel destinado às Boas práticas de cooperação, os circuitos curtos agro-alimentares, os geoparques, o turismo ativo e o turismo acessível foram os temas de quatro intervenções que demonstraram o papel da Cooperação LEADER para permitir aos territórios trocar experiências, aceder a novos mercados, ganhar escala na promoção e comercialização, capacitar os agentes e inovar.

A tarde foi dedicada ao painel Avaliar para conhecer onde as intervenções se focaram na necessidade de medir os resultados e impactos das medidas de política e a importância de dispor de indicadores e sistemas de informação adequados, assim como de envolver e capacitar todos os intervenientes para os processo de avaliação.

O programa do dia 14, permitiu aos participantes conhecerem duas iniciativas da Ilha da Terceira, nomeadamente o projeto "Azoris" e o projeto "Quinta dos Açores", que beneficiaram de apoio da Medida LEADER do PRORURAL, através do Grupo de Ação Local GRATER.

I12693-IMAGEM3.JPG


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Roda de Diálogo para a Alimentação

2022-09-15 a 2022-09-29, Eventos online

Formação Prática em Planeamento Holístico e Planos de Pastoreio

2022-09-29 a 2022-09-30, Salão da Junta de Freguesia de Mértola

Iniciativa "Há Festa na Aldeia" está de regresso à aldeia de Ul

2022-10-01 a 2022-10-02, Ul, Oliveira de Azeméis

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]