2014-11-27
Atualizado a 19-12-2014
O presépio, à escala humana, vai iluminar as Aldeias de Portugal em Terras de Santa Maria durante a época de Natal, até ao Dia de Reis. A iniciativa, enquadrada no projeto Há Festa na Aldeia (HFA), conta com a participação da população local.
Os trabalhos de construção dos presépios, a partir de diferentes materiais, pouco habituais, nas aldeias de Couce (lousa), Porto Carvoeiro (cortiça) e Ul (casca de arroz) foram orientados pelo artista plástico Bruno Capucho com experiência neste tipo de iniciativas comunitárias.
Os presépios estão em exposição nas respetivas aldeias, ao ar livre, até Dia de Reis.
Presépio em lousa, Aldeia de Couce
Presépio de casca de arroz e vidro, Aldeia de Ul
O "Há Festa na Aldeia" é um projeto pioneiro de desenvolvimento do território, criando um novo foco de atratividade em espaços rurais com características próprias, promovido desde 2013 pela ADRITEM - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria, em parceria com os municípios do seu território de intervenção, que se distingue pelo envolvimento ativo da população e atores locais, na construção e implementação da estratégia de desenvolvimento destas aldeias, estimulando a sua identidade e a valorização e preservação do património, usos e costumes, tradições culturais e a gastronomia.
Documentos Anexos:
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]