Políticas Públicas Territoriais Participadas – Reflexões e Recomendações

2016-04-22

A encerrar Projeto Cidadania e Território – Desenvolvimento Local Sustentado, que decorreu no dia 14 de abril no Instituto de Ciências Sociais, em Lisboa, foi apresentado o documento Políticas Públicas Territoriais Participadas – Reflexões e Recomendações, que suscitou debate e convergência entre organizações de desenvolvimento local e territorial e a Coordenadora da Unidade de Missão para o Interior.

O acordo na criação a nível governamental de um interlocutor único de todos os atores do desenvolvimento local e territorial, que funcione em simultâneo como coordenador das políticas públicas territoriais, foi um dos pontos de convergência das três organizações – Federação Minha Terra, Associação Animar e Fórum Cidadania & Território – que participaram no colóquio realizado no dia 14 de abril no Instituto de Ciências Sociais, em Lisboa, pela parceria do Projeto Cidadania e Território – Desenvolvimento Local Sustentado, que integra a ACERT (Tondela), a Rumo (Barreiro), a Terras Dentro (Alcáçovas) e Rota do Guadiana (Serpa).

 I12674-IMAGENS.JPG

A Coordenadora da Unidade de Missão para a Valorização do Interior (UMVI), Helena Freitas, pouco mais de um mês depois de ter tomado posse, agradeceu os contributos expressos durante o colóquio e reafirmou a importância das organizações presentes para a construção do Programa Nacional para a Coesão Territorial (PNCT) que está encarregue de apresentar no prazo de cinco meses. Helena Freitas manifestou “uma consciência muito clara que terá que ouvir as pessoas e as organizações que estão a trabalhar nos territórios” e reconheceu a lacuna no Conselho Consultivo da UMVI em relação às organizações da sociedade civil.

Segundo a Coordenadora da UMVI, para além da definição do PNCT, que poderá ser melhorado ao longo do tempo, é necessário identificar “algumas medidas que possam fazer a diferença rapidamente”, pois a “situação é absolutamente de emergência”.

Durante o debate, registaram-se diversos pontos de convergência entre as três organizações presentes (Federação Minha Terra, Animar e Fórum Cidadania e Território) em torno das recomendações constantes do documento de trabalho que deu origem ao colóquio (ver anexo), nomeadamente a necessidade de definir e concretizar políticas públicas territoriais que não se esgotem nos tempos e lógicas dos programas comunitários.

O Instituto de Ciências Sociais, coorganizador do colóquio, reafirmou a sua inteira disponibilidade para colaborar e participar nos processos que conduzam a um ajustado e eficaz “Programa Nacional para a Coesão Territorial”.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]