«Pensar, promover e usufruir o Património»

2012-10-18

Sobral de Monte Agraço, 29 de outubro 2012

O encontro, promovido pela LEADER OESTE e o município local, pretende juntar promotores turísticos, agentes culturais e jornalistas para discussão das formas de divulgação e promoção da Rota Histórica das Linhas de Torres, recentemente premiada.

O evento - a decorrer no Auditório Municipal - tem início previsto para as 14h.

Às 14h30 terá lugar a visualização de um pequeno filme documental e logo depois uma visita ao Centro de Interpretação das Linhas de Torres.

Às 15h15 os participantes partem para uma visita ao Circuito do Alqueidão -outro dos equipamentos turísticos-culturais da Rota das Linhas de Torres.

O programa fecha com um coffee break no Núcleo de Apoio ao Circuito do Alqueidão.

Confirmação de presença até 24 de outubro para o e-mail cilt@cm-sobral.pt

Através da realização deste encontro, o Município de Sobral de Monte Abraço e a LEADER OESTE - Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural do Oeste pretendem tirar partido do «excelente momento da conjuntura nacional e internacional em benefício da temática das Linhas de Torres e ainda do rescaldo daquilo que foram as comemorações dos seus 200 anos».

A Rota das Linhas de Torres pretende afirmar-se como um produto turístico-cultural diferenciado da região do Oeste, oferecendo uma rede de percursos e sítios a visitar, resultado do trabalho permanente dos municípios de Sobral de Monte Agraço, Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

Em junho último, a Rota Histórica das Linhas de Torres foi distinguida na categoria de Melhor Projeto Público de Requalificação pelo Turismo de Portugal, pelo «contributo do projeto para a qualificação do turismo nacional e a notoriedade de Portugal como destino turístico de excelência».

Mais recentemente, a estreia do filme «As Linhas de Wellinton», retratando a 3ª Invasão Francesa e o papel do comendo anglo-português na evacuação da população - película selecionada para três dos mais importantes festivais de cinema do mundo - veio dar ainda mais visibilidade ao projeto.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]