Pensar o Interior do Algarve

2017-12-29

Uma exposição, uma mesa-redonda e um livro dedicados ao interior algarvio com enfoque na desertificação, no despovoamento e no abandono rural compõem o programa de uma iniciativa que o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) vai realizar no dia 6 de janeiro, na sede do Departamento da Conservação da Natureza e Florestas do Algarve, do ICNF, no Centro de Educação Ambiental de Marim, em Olhão.

Os problemas de desertificação que afetam dois terços da região algarvia vão estar refletidos nas fotografias e no catálogo da exposição da autoria de Telma Veríssimo, intitulada Viagem Interior. A fotógrafa leva o espetador numa viagem que passa por várias estações – envelhecimento, abandono, ensino, sós, incêndios, arborização, contracorrente, mestres, vazios, interdependência. 

Depois do primeiro impacto visual, uma mesa-redonda composta por Nuno Loureiro, Marta Santos, Alberto Melo, Jorge Coelho, Alexandra Gonçalves e os membros da Comissão Regional do Algarve de Combate à Desertificação, vai refletir sobre a Desertificação no Algarve Interior.

Esta acção de sensibilização para os riscos da desertificação na região algarvia é organizada pela Comissão Regional do Algarve de Combate à Desertificação, e pela Bons Ofícios-Associação Cultural.






[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]