2024-03-15
O CESE - Conselho Económico e Social Europeu divulgou recentemente um parecer sobre a promoção da produção alimentar autónoma e sustentável no quadro da Política Agrícola Comum pós-2027.
No documento, elaborado por solicitação da Presidência Belga do Conselho da União Europeia, o CESE apresenta um conjunto de considerações e propostas, destacando-se a necessidade da Política Agrícola Comum (PAC) proporcionar um quadro político estável a longo prazo, orientado para a produção alimentar sustentável e autónoma, protegendo simultaneamente a diversidade de tipos de agricultura na UE e respondendo às necessidades sociais e ecológicas, a par da garantia do desenvolvimento rural, de apoiar a renovação geracional na agricultura, de incentivar os consumidores europeus a escolher produtos mais saudáveis e sustentáveis e a diminuir o desperdício alimentar, de apoiar a transição digital nas áreas rurais (produção, transformação e distribuição) e de reforçar o envolvimento das partes interessadas na elaboração e adaptação dos Planos Estratégicos da PAC.
O documento está disponível no site do CESE, em português.
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]