2015-08-07
A primeira assembleia de parceria do DLBC Rural de Terras de Santa Maria, decorreu no passado dia 24 de Julho na sede da ADRITEM, em Cesar (Oliveira de Azeméis). Ao todo, 113 parceiros de diferentes sectores de atividade marcaram presença nesta sessão, reconfirmando o consórcio, tendo em vista a operacionalização do instrumento que surge no âmbito do programa Portugal 2020, em torno de um objetivo comum: a Estratégia de Desenvolvimento Local a submeter à segunda fase da candidatura DLBC, assegurada pela ADRITEM, entidade gestora do GAL ADRITEM Rural 2020.
Este instrumento visa especialmente promover, em territórios específicos, a concertação estratégica e operacional entre parceiros, orientada para o empreendedorismo e a criação de postos de trabalho, em coerência com o Acordo de Parceria - Portugal 2020. Através do apoio às estratégias de desenvolvimento local, é possível promover uma resposta aos problemas de pobreza e exclusão social, em territórios rurais, através da dinamização económica local, da revitalização dos mercados locais e do estímulo à inovação social.
“Com o envolvimento dos atores locais, é feito um trabalho orientado para o empreendedorismo e a criação de emprego, a inovação e o combate à exclusão sociais em territórios fragilizados economicamente ou de baixa densidade populacional”, afirmou o presidente da Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM), Emídio Sousa, também presidente da Câmara de Santa Maria da Feira.
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]