Palestra PROVE

2012-01-19

2012

Promovida pela ATAHCA, na Casa da Botica em Póvoa de Lanhoso, na passada quinta-feira, a palestra cativou a plateia, composta sobretudo por potenciais produtores aderentes.

Organizado em parceria com a autarquia local, o evento contou com uma plateia de cerca de 70 pessoas, composta essencialmente por produtores agrícolas do concelho de Póvoa de Lanhoso e alguns jovens estudantes interessados na temática.

Na sessão de abertura, a vereadora e ambiente da Câmara, Fátima Moreira, sublinhou a importância do projeto PROVE para a dinamização socioeconómica do concelho, podendo o PROVE vir a dar um importante contributo para a manutenção e valorização da atividade agrícola e o desenvolvimento da agricultura biológica.

Na sua intervenção, o coordenador da ATAHCA destacou a importância da adesão dos pequenos produtores agrícolas ao PROVE, como forma de garantir o escoamento dos seus produtos a um preço justo e melhorar os seus rendimentos.

José da Mota Alves sublinhou também a importância do trabalho em parceria que tem vindo a ser desenvolvido entre a associação e o município de Póvoa de Lanhoso, e como esta metodologia é garantia de sucesso dos projetos de desenvolvimento local.

Situando a origem, metodologia e implementação do PROVE, Paulo Pereira, técnico da ATAHCA, abordou os objetivos e as vantagens do projeto, quer para produtores, quer para consumidores, assim como a metodologia de funcionamento dos núcleos PROVE.

No final da sessão, durante o espaço de debate, os produtores agrícolas mostraram-se bastante interessados pelo projeto, tendo alguns deles inclusive manifestado a intenção de formalizar a adesão ao PROVE.

Desta forma, a ATAHCA - Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave viu atingidos os principais objetivos desta palestra, realizada em Póvoa de Lanhoso, no passado dia 19 de janeiro.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]