“Paisagens Milenares do Douro Verde"

2014-10-27

A publicação, editada pela Dolmen, constitui um passo importante para a afirmação do Douro Verde e das “Paisagens Milenares do Douro Verde”, enquanto conceito base da estratégia de desenvolvimento deste território.

Da autoria do Prof. Lino Tavares Dias, arqueólogo e historiador, foi apresentada no passado dia 17 de outubro em Tongobriga, Marco de Canaveses, na presença de representantes dos municípios do Douro Verde - Amarante, Baião, Cinfães, Marco de Canaveses, Penafiel e Resende -, da CCDR-N e da CIM Tâmega e Sousa.

A obra materializa o conceito que está subjacente à visão do território que vem sendo implementada pela Dolmen e parceiros territoriais no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva “ Paisagens Milenares do Douro Verde”, no âmbito do Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos (PROVERE) do ON.2.

“O que se pede também àqueles que tiverem o privilégio de ler este livro é que sejam mediadores da sua principal mensagem, em duas direções: junto de outros e novos leitores de dentro e de fora do território, e junto daqueles que, por razões diversas, não sendo “leitores” se possam rever na identidade das paisagens milenares.”, lê-se no prefácio.

I12044-FOTOX1.JPG I12044-FOTOX2.JPG


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]