2017-05-02
O Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal” vai decorrer em Leira este ano, entre 29 e 31 de maio, no Teatro José Lúcio da Silva. Apresenta-se como o único evento, a nível nacional, dedicado a discutir a temática do turismo interno.
O PIB de Portugal para 2016 foi de cerca de 185 milhões de euros, dos quais pouco menos de 11,5 milhões vieram do turismo. Tendo em conta o peso deste setor na economia nacional, a Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal, enquanto organizadora do Fórum de Turismo Interno, considera ser necessário suscitar uma reflexão e uma definição de estratégias sérias, concertadas e que garantam a sua sustentabilidade.
Assim, ao longo dos três dias de programa, vão ser contempladas cinco formas de abordar o destino turístico – Programas de apoio à valorização e qualificação do destino – Portugal 2020; Valorização e qualificação do destino – O papel dos Grupos de Ação Local (GAL); Mercado interno alargado – Parcerias transfronteiriças; A importância das indústrias criativas para a gestão de um destino turístico e Como promover/vender um destino.
O segundo painel em discussão, “Valorização e qualificação do destino – O papel dos GAL”, de 30 de maio, vai contar, entre outros, com a participação da Federação Minha Terra, na pessoa da presidente, Maria João Botelho, da ADIRN – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte, na pessoa do coordenador do GAL, Jorge Rodrigues, e da ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro Arada e Gralheira, na pessoa do coordenador do GAL, João Carlos Pinho.
Porque o principal objetivo deste Fórum é trazer, anualmente, para a ribalta o debate e a necessária articulação entre Governo e instituições públicas e privadas, empresas e empresários, investigadores e académicos, bem como, todos os atores que possam contribuir ativamente para alavancar, em qualidade e em quantidade, este segmento, a partilha da experiência e dos conhecimentos das Associações de Desenvolvimento Local (ADL) e dos GAL nesta matéria, nomeadamente com base na abordagem LEADER, é incontornável.
O programa completo encontra-se em anexo. A inscrição pode ser feita aqui.
Para mais informações, consulte: http://turismodocentro.pt/evento/ve-portugal-4-forum-de-turismo-interno/.
Documentos Anexos:
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]