Ordenamento do Território e Desenvolvimento Rural

Dez. 2004

16 de Dezembro 2004

Hotel Meliá Confort D. Maria, Covilhã

Objectivo geral

Esta acção de qualificação foi organizada em colaboração entre o IDRHa e a Federação Minha Terra, e pretendeu ser um espaço de encontro, reflexão e debate dos GAL e outros intervenientes com responsabilidades ao nível do ordenamento do território e do desenvolvimento rural ou peritos nestas temáticas, com o objectivo de qualificar os GAL, enquanto parcerias para o desenvolvimento rural e promotores da revitalização e desenvolvimento dos territórios rurais.

Objectivos específicos

Proporcionar informação e debate sobre as actuais políticas e instrumentos de ordenamento do território e sua articulação com o desenvolvimento rural;

Promover uma reflexão sobre as futuras opções e tendências das políticas e instrumentos de ordenamento com incidência nos territórios rurais e dinâmicas de desenvolvimento rural;

Contextualizar/equacionar a intervenção territorializada dos GAL, enquanto parcerias locais de desenvolvimento, no ordenamento do território.

Participantes

Dirigentes e equipas técnicas dos GAL, dirigentes e técnicos de acompanhamento das DRA, equipa técnica de acompanhamento, representantes das 4 entidades parceiras, num total de 65 participantes.

Organização

A sessão decorreu durante um dia, e a sua organização foi da responsabilidade da Rede Portuguesa LEADER+, em colaboração com a Federação Minha Terra. A RUDE foi a entidade anfitrião da sessão.

INTERVENÇÕES E DOCUMENTAÇÃO

Sessão de Abertura

  • Carlos Mattamouros Resende, Presidente do IDRHa e Gestor do PIC LEADER+
  • Carlos Pinto, Presidente da Câmara Municipal da Covilhã e Presidente da RUDE
  • Painel 1. Ordenamento do Território e Desenvolvimento Rural

    Carlos Mattamouros Resende, IDRHa

  • Diagnóstico da situação e tendências dos territórios - A perspectiva dos Agentes Locais: Clara Landeiro, CESUR/IST
  • Que políticas e instrumentos para o ordenamento do território e o desenvolvimento dos territórios rurais: Mendes Baptista, Economista Regional
  • Papel dos Agentes de Desenvolvimento Rural no Ordenamento do Território: António Montalvão Machado, ADRAT
  • Painel 2. Instrumentos de ordenamento de território e as práticas das parcerias locais

  • Rede Natura 2000: Henrique Pereira dos Santos, Chefe de Divisão de Apoio à Gestão de Áreas Protegidas, ICN e elemento do Grupo de Trabalho para a elaboração do Plano Sectorial para a Rede Natura 2000 - documentos disponíveis na página do ICN
  • Agenda Local 21 de Arraiolos, Ana Silva, Câmara Municipal de Arraiolos e Marta Alter, ACE/Monte
  • A Intervenção em Áreas Protegidas

  • Maria João Botelho, Presidente do Parque Natural Serra d»Aire e Candeeiros (ICN)
  • Pedro Dornellas, Associação Vicentina
  • Para informações complementares

    Maria do Rosário Serafim e Ana Entrudo - IDRHa - T. 21 318 44 10

    Rede Portuguesa LEADER+

    Luís Chaves - Minha Terra - T 21 781 92 30


    Terra Viva 2019


    I14-TERRAXVIVA.JPG

    A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

    ELARD

     

    I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

     

    A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

    54 Projetos LEADER 2014-2020

     
    I2-54XPROJETOS.JPG

    Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

    Cooperação LEADER


    Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





    [ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]