“Olhar o Mundo Rural” do mês de abril

2017-05-04

O número 12 da revista da Associação de Desenvolvimento Regional – GRATER tem como temas de capa o lançamento do projeto Craft & Art, uma entrevista ao diretor regional do Planeamento e Fundos Estruturais, Rui Amann, e a apresentação do associado Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa.

I12972-IMAGEM2.JPG

Por ser, nas palavras de Guido Teles, presidente do Conselho de Administração da GRATER, um desafio para a associação esta primeira participação no programa INTERREG V-A MAC 2014-2020, o Craft & Art merece um grande destaque nesta edição, com um texto sobre a reunião de lançamento do projeto e uma entrevista ao diretor regional do Planeamento e Fundos Estruturais, que acredita que programas como o INTERREG V-A MAC 2014-2020 vão contribuir para o processo de internacionalização do arquipélago açoriano.

O editorial desta edição também chama atenção para uma notícia sobre uma reunião de trabalho de três dias entre todos os Grupos de Ação Local (GAL) dos Açores e membros da Federação Minha Terra, no âmbito de outro programa, o PRORURAL +. Feito o ponto de situação, trabalharam-se soluções conjuntas, com vista ao aperfeiçoamento do programa. As conclusões do encontro foram posteriormente apresentadas e debatidas com o Diretor Regional do Desenvolvimento Regional para “uma melhor prossecução do desenvolvimento local”.

 “Olhar o Mundo Rural”, nº12, de abril 2017, encontra-se em anexo


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]