«O Novo Ciclo de Fundos Comunitários ao Serviço do Desenvolvimento Territorial»

2013-06-11

A conferência organizada pelo IFDR, a 7 de junho, no Porto, contou com a participação da presidente da MINHA TERRA, no painel «Por um crescimento sustentável nas regiões portuguesas».

 

Regina Lopes apresentou a experiência das Associações de Desenvolvimento Local na gestão local de Estratégias Locais de Desenvolvimento segundo a Abordagem LEADER, assim como a adequação desta experiência para responder aos desafios do mundo rural e do país no âmbito do futuro Desenvolvimento Local de Base Comunitária proposto pela Comissão para 2014-2020.

As políticas de desenvolvimento do território e os instrumentos de financiamento e de governação territorial foram os grandes temas da conferência, onde estiveram debate questões como o papel dos fundos comunitários na afirmação do potencial económico próprio dos territórios, o contributo das regiões num "crescimento inteligente, sustentável e inclusivo" e os desafios em matéria de reforma do Estado e de governação territorial.

Integrado no ciclo de eventos de preparação e debate público sobre o próximo ciclo de financiamentos comunitários a Portugal, entre 2014 e 2020, o evento contou com a presença do Ministro-Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, e de diversos membros do Governo e individualidades da União Europeia.

 

IFDR - Instituto Financeiro para o Desenvolvimento Regional, IP


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]