2012-10-20

Monção, 20 de outubro 2012
Espetáculo levado à cena pela companhia de teatro Comédias do Minho, no âmbito do projeto de cooperação LEADER «Histórias Decantadas», que no Minho, com a ADRIMINHO, visa divulgar o vinho Alvarinho.
«O Esmagador de Uvas» sobe ao palco pelas 21h30 na Adega Cooperativa de Monção.
O espetáculo tem vindo a ser apresentado, nos últimos meses, em vários locais nos concelhos de Monção e Melgaço, prevendo-se ainda apresentações nos territórios das associações parceiras do projeto de cooperação LEADER «Histórias Decantadas», cujo principal objetivo passa pela promoção da cultura do vinho.
Divulgar a Rota do Alvarinho e promover uma reflexão sobre o território e a ligação à terra são os objetivos específicos do projeto da ADRIMINHO - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho, em parceria com a companhia de teatro Comédias do Minho e os promotores da Rota do Alvarinho.
A história d'«O Esmagador de Uvas» passa-se numa pequena aldeia do norte de Portugal? Duas famílias vinhateiras lutam entre si para provar que o seu vinho é o melhor. Entretanto, por entre as ramadas, o amor floresce entre o filho e a filha das duas famílias rivais. Será que a paixão deles sobrevive? Tudo será revelado neste carrossel tragicómico.
O projeto de cooperação LEADER «Histórias Decantadas», além da ADRIMINHO, envolve a ADIRN - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte e a ADREPES - Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal.
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]