Novas edições do jornal Pessoas e Lugares e da revista Territórios em Rede

2012-12-27

Igualdade de Oportunidades é o tema em destaque no número de dezembro do Pessoas e Lugares. Numa altura em que se está a preparar o próximo período de programação de fundos comunitários, importa ter presente tanto a noção de que a desigualdade de oportunidades existe, como a abordagem mais eficaz para a combater. A revista da Cooperação LEADER assinala a fase de «velocidade de cruzeiro» em que se encontram os projetos de cooperação, começando a assistir-se a um envolvimento ao nível dos negócios que fomenta ganhos reais para as empresas dos territórios rurais envolvidos.

No Editorial, começando por chamar a atenção para a complexidade crescente da temática, a diretora do Pessoas e Lugares afirma que quem vive em meio rural, objetivamente, se encontra em situação de desvantagem relativamente às populações urbanas.

Segundo Regina Lopes, «as poucas medidas de discriminação positiva que foram criadas relativamente aos territórios rurais funcionaram de forma desarticulada e avulsa, não chegando a produzir efeitos significativos».

Para a diretora do Pessoas e Lugares «a introdução de mecanismos de financiamento multifundos para a implementação das Estratégias Locais de Desenvolvimento pelas ADL poderá ser um passo importante para integrar as diferentes dimensões de política - territorial e setorial - melhorando a eficácia das intervenções e desenvolvendo a coesão social e territorial».

Em entrevista, Pedro Mota Soares, Ministro da Solidariedade e Segurança Social, considera que é necessário reforçar o peso económico do Terceiro Setor - o setor da economia social e solidária, responsável por cerca de 5,5 por cento do PIB.

Ainda nesta edição, a presidente da CIG e o vice-presidente da FENACERCI garantem a igualdade de género na rubrica Opinião deste número do Pessoas e Lugares.

Na revista

Territórios em Rede
assinala-se a fase de «velocidade de cruzeiro» em que se encontram os projetos de cooperação interterritorial e transnacional, reafirmando a ideia de que» a cooperação LEADER constitui uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento dos territórios rurais».

Como ressalva Luís Chaves no Editorial, «após uma fase inicial complexa, pela falta de articulação entre a regulamentação de enquadramento nos diferentes Estados-membros, os projetos de cooperação estão agora em velocidade de cruzeiro, sucedendo-se as reuniões de parceria, as iniciativas conjuntas e as visitas de estudo».

Além de todas estas notícias dos projetos de cooperação LEADER, o número de dezembro da Territórios em Rede entrevista Petri Rinne, presidente da ELARD - European LEADER Association for Rural Development, que congrega mais de 800 Grupos de Ação Local de 21 Estados-membros.

Jornal Pessoas e Lugares

Revista Territórios em Rede


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Jornadas do Mundo Rural 2024

2024-02-29 a 2024-03-01, Alcoutim

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]