2013-01-09

Além da aprovação do Plano de Atividades e Orçamento para 2013, intitulado «Sinergias para o Desenvolvimento», e eleição dos novos órgãos sociais da associação, são notícia uma série de eventos que a ADIRN irá realizar ou participar nos meses de janeiro e fevereiro.
No âmbito da Abordagem LEADER, a ADIRN - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte irá realizar, dia 24 de janeiro, uma sessão de entrega dos contratos aos beneficiários com projetos aprovados no concurso de 2012, e pretende abrir, a partir de 10 de fevereiro, um novo concurso LEADER (em ambas as medidas de apoio).
Ao nível da cooperação LEADER, a ADIRN realizou de 15 a 20 de dezembro de 2012, em Santo Antão, Cabo Verde, as Jornadas Técnicas de Liderança e Motivação para dirigentes de diversas organizações, e irá participar, a 15 e 16 de fevereiro, na Feira Agrícola e Industrial de Ribeira Grande, na mesma ilha de Cabo Verde.
Publicação disponível no site da ADIRN - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte
Diversificação de atividades económicasDurante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. |
Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locaisA estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas. |
Floresta multifuncional e sustentabilidade territorialA floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. |
Agricultura familiar e agroecologiaCada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]