Nova edição do Pessoas e Lugares e Territórios em Rede

2011-11-10

Novembro 2011

A proposta para a nova PAC, a inauguração do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Local da ADRIMAG e a Rota do Fresco? e muito mais na edição de novembro do jornal Pessoas e Lugares dedicada à Animação Territorial. Na revista da Cooperação LEADER fala-se de Turismo? De projetos de cooperação, à descoberta dos territórios rurais e do papel das ADL na sua dinamização.

A proposta da Comissão Europeia para a nova PAC («mais simples e eficaz»), apresentada a 12 de outubro, e que propõe, entre outras medidas, uma nova parceria entre a Europa e os agricultores, merece destaque na edição de novembro do jornal Pessoas e Lugares.

Dedicado ao tema da Animação do território, este número do jornal da MINHA TERRA explora alguns dos projetos dos GAL/ADL de Animação para o Desenvolvimento.

A Animação Territorial incorpora muitos significados. Podemos falar de Animação Territorial sob várias perspetivas, mas quase sempre

está presente a lógica do envolvimento, da mobilização e da articulação das pessoas e das organizações do território, dos seus recursos e interesses.

Em entrevista, Camilo Mortágua - figura incontornável na discussão do tema - afirma que a animação predispõe as pessoas à ação e sem ela fica-se na especulação teórica como agir.

Eduardo Miguel Ventura, José Manuel Henriques, Rogério Roque Amaro e Isabel Benedito dão testemunho como Protagonistas da Animação Territorial.

Na rubrica Opinião, Raquel Hilário e Maria Priscila Soares exploram o tema.

Conhecer a pintura mural alentejana é o convite da Rota do Fresco. Os programas de visita são vários e variados, e convidam também à descoberta dos produtos locais, a gastronomia, o cante alentejano?

A Casa do Risco, os Doces de Basto e o Forno Comunitário do Azinhal são os 3 projetos LEADER em foco, na última página.

Turismo? Tratando-se de uma área em que a cooperação pode produzir benefícios muito tangíveis para os diferentes agentes económicos e territórios, a revista da cooperação LEADER - Territórios em Rede - não poderia deixar de dedicar um número a este tema.

São vários e variados os projetos de cooperação LEADER na área do turismo que dinamizam os territórios? Falamos apenas de alguns: Tejo Vivo, Um Outro Algarve, Rede Europeia de Pousadas Equestres, Geopark Arouca, World Adventure, Rotas Sem Barreiras, Aldeias de Portugal?

Francisco Calheiros, coordenador da ADRIL, faz na primeira pessoa o balanço do setor, garantindo que «o futuro do turismo em espaço rural está na cooperação em rede».

São duas edições que não vai querer perder!

Jornal Pessoas e Lugares

Revista Territórios em Rede


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]