Nova edição do jornal Pessoas e Lugares

2014-02-25

O ciclo de programação 2014-2020 afigura-se como um grande desafio para os territórios rurais. Quem o diz é Regina Lopes, na última edição do jornal Pessoas e Lugares, que aborda com particular destaque a articulação das políticas de desenvolvimento rural com outras políticas do território.

No Editorial, a diretora da publicação defende que a adoção da abordagem multifundos no Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) “contém uma extraordinária oportunidade de promover o desenvolvimento rural de um modo que até hoje nunca foi integralmente conseguido, sobretudo ao nível da proximidade e da integração das políticas dirigidas aos territórios”.

No entanto, na sua opinião, “é no binómio entre a articulação e a proximidade das políticas públicas e dos fundos que lhe dão suporte que residem alguns dos fatores críticos que poderão condicionar o alcance dos objetivos de desenvolvimento para o próximo período de trabalho”.

O próprio modelo de governação que será definido para o DLBC é motivo de preocupação para Regina Lopes, defendendo que esta metodologia “não pode tornar-se refém de orientações centralizadas”.

O eventual afunilamento e a dotação financeira atribuída ao DLBC são outras grandes preocupações expressas neste novo número do Pessoas e Lugares, que – pretendendo contribuir para o esclarecimento do próximo período de trabalho – dá conta do Acordo de Parceria apresentado pelo Governo em Bruxelas, em janeiro, e explora este novo instrumento – inspirado na abordagem LEADER –, à luz do Programa Portugal 2020 e dos regulamentos dos Fundos Estruturais para 2014-2020.

A edição de fevereiro do Pessoas e Lugares – que está de regresso após um breve interregno – faz ainda o balanço da Medida LEADER nos atuais Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PROURAL) e Madeira (PRODERAM), onde entraram quase 10 mil candidaturas até final e 2013.

Em entrevista, o Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida, avalia de forma muito positiva o resultado para Portugal das negociações do novo período de programação e fundos comunitários, mas mostra-se preocupado com o atraso no seu arranque.

O espaço de Opinião integra três testemunhos assinados por Arlindo Cunha, João Ferrão e António Costa Dieb.

Numa edição repleta de notícias, fica ainda o convite para partir à descoberta da Ecopista do Dão, percurso de ligação entre o meio urbano e rural, que se prolonga por cerca de 50 quilómetros, atravessando três concelhos: Santa Comba Dão, Tondela e Viseu.

VER EDIÇÃO ONLINE


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]