Nova edição do jornal Pessoas e Lugares

2013-07-30

Contribuir para a análise do impacto dos programas comunitários no desenvolvimento dos territórios rurais é a tarefa - de enorme complexidade - assumida no número de julho do jornal Pessoas e Lugares.

 

Se, por um lado, se assinala o papel determinante dos fundos no nosso país, nas últimas duas décadas, com importantes investimentos nos territórios rurais, por outro, sublinha-se que os resultados alcançados ficaram aquém das expetativas e das necessidades.

No próximo período de programação «cabe-nos adotar uma nova abordagem e atender a outras dimensões que consideramos fundamentais em processos de desenvolvimento dos territórios», escreve Regina Lopes no Editorial, ressaltando os resultados positivos alcançados pela abordagem LEADER.

Como refere a diretora do Pessoas e Lugares, foi o reconhecimento das enormes potencialidades da Abordagem LEADER que levou a União Europeia a definir um novo instrumento - o DLBC (Desenvolvimento Local de Base Comunitária) - que permitirá a construção de Estratégias de Desenvolvimento Local em cada território, em articulação dos vários fundos estruturais.

Em foco nesta edição do Pessoas e Lugares está também a análise dos Programas de Desenvolvimento Rural.

No Continente, o PRODER já atingiu uma taxa de aprovação de 102 por cento, o correspondente a um investimento aprovado de 6,6 mil milhões de euros. Na Madeira, o PRODERAM tinha, no final de 2012, uma taxa global de compromisso superior a 90 por cento. O PRORURAL, nos Açores, evidenciava, no final de 2012, taxas de aprovação e execução muito díspares nos diferentes eixos, registando no Eixo 4/Abordagem LEADER 53,3 por cento de compromisso e 24,5 por cento de execução.

Em entrevista, Augusto Mateus, que coordenou o recente estudo «25 Anos de Portugal Europeu», refere que «Durante muito tempo o mundo rural foi quase que reduzido a uma espécie de base territorial da agricultura, em vez de ser aquilo que é: um espaço onde quem lá vive produz bens e serviços públicos, de natureza ambiental e paisagística, que têm de ser muito mais cuidados».

Numa edição recheada de notícias do mundo rural, fica ainda o convite para um passeio por vulcões, caldeiras e lagoas nos Açores.

 

EDIÇÃO ONLINE AQUI


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]