Nova edição da revista da RRN emRede

2013-09-09

Dedicada ao tema dos Circuitos Curtos Agroalimentares - prioridade da política de desenvolvimento rural para o próximo período de programação - apresenta inúmeras iniciativas demonstrativas do forte e exigente compromisso existente entre produtores e consumidores.

 

O terceiro número da revista da Rede Rural Nacional (RRN) conta com artigos de Assunção Cristas, Ministra da Agricultura, Pedro Teixeira, Diretor geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, e Nuno Serra, membro da Comissão de Agricultura da Assembleia da República.

Apresentam ainda o seu ponto de vista sobre o tema Luís Tibério (UTAD), Luís Saldanha (CNJ), Henrique Gomes Interbio), Jorge Morgado (Deco), Regina Pinto Lopes (Minha Terra) e Manuel Cardoso (DRAP Norte).

São quase 50 páginas dedicadas a um tema que tem vindo «a adquirir especial importância, por contribuir para a dinamização da atividade agrícola, a criação ou manutenção do emprego nas áreas rurais, o aumento do rendimento dos produtores e a fixação de valor nas regiões, em especial no interior do país», como é sublinhado no editorial, assinado pela coordenadora da RRN, Maria Custódia Correia.

 

A edição encontra-se disponível no site da RRN, aqui.

 

No site da RRN, aqui, encontra-se disponível também a última Folha Informativa, que faz destaque da execução do PRODER, cujo montante de investimento total aprovado atingiu, em julho, 6.7 milhões de euros.


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]