2015-03-25
Nesta edição, a Sol do Ave - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Ave aposta na divulgação dos cursos no âmbito do Sistema de Aprendizagem (IEFP) a iniciar brevemente. Inscrições abertas.
Técnico(a) de Eletrónica e Telecomunicações; Técnico(a) de Instalações Elétricas; Técnico(a) de Turismo Ambiental e Rural. São estes os cursos a iniciar a 24 de abril ou 14 de setembro, destinados a jovens à procura do primeiro ou de novo emprego, com idade inferior a 25 anos e 9.º ano de escolaridade ou superior, sem conclusão do 12.º ano.
A publicação – disponível no site da Sol do Ave, aqui – faz ainda eco dos projetos InOut-E5G e Social Angels, e projetos apoiados através da Abordagem LEADER do PRODER.
Diversificação de atividades económicasDurante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. |
Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locaisA estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas. |
Floresta multifuncional e sustentabilidade territorialA floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. |
Agricultura familiar e agroecologiaCada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]