Newsletter n.º 3 ADERES

2011-07-12

A edição de junho de 2011 destaca os 17 anos ao serviço do desenvolvimento no editorial, dá eco de várias iniciativas na Estrela-Sul e ainda apresenta um projeto LEADER de referência.

Saudando a criação da associação, em abril de 1994, o presidente da ADERES, José Armando Serra dos Reis, escreve no Editorial que «valeu a pena porque temos cumprido a nossa missão - promover o desenvolvimento integrado, sustentado e harmonioso do território e elevar a qualidade de vida das pessoas».

«Continuar a apoiar técnica e financeiramente todos quantos têm espírito empreendedor» é o desejo expresso no final do texto do presidente da ADERES, reforçado sob a forma de uma promessa: «Podem contar connosco para corporizar as vossas ideias e projetos de investimento».

Uma unidade de produção de perdizes, na Quinta do Lameirão - Peso (Covilhã), destinadas a repovoar reservas de caça, é o projeto de referência em foco. Um projeto apoiado, numa primeira fase, pelo LEADER+ e atualmente financiado no Eixo 1 do PRODER.

A publicação encontra-se disponível no site da ADERES.


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]