Mostra de Gastronomia e Artesanato

2011-06-27

Ribeira Grande, São Miguel, 30 de junho a 1 de julho 2011

Promover o artesanato e a gastronomia da cidade e concelho na ilha de São Miguel, Açores, é o objetivo desta mostra realizada pela ASDEPR.

A iniciativa, com a colaboração da Câmara Municipal da Ribeira Grande e da Fundação para o Desenvolvimento Sócio-profissional e Cultural de Ribeira Grande, é o primeiro de cinco eventos que a ASDEPR vai realizar, um em cada concelho do território de intervenção da associação.

Este ano, serão realizados eventos nos concelhos de Ribeira Grande e Vila Franca do Campo. Em 2012, estão previstos em Lagoa e Nordeste e, finalmente, em 2013, em Povoação.

Uma iniciativa apoiada pelo PRODER, no quadro do Plano de Aquisição de Competências e Animação para o território.


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]