2012-07-12

2012
A exposição, numa iniciativa conjunta da associação PRÓ-RAIA e Câmara Municipal da Guarda, está patente na Galeria de Arte do Paço da Cultura. Até 15 de setembro.
A exposição, inaugurada no passado dia 12 de julho, está patente na Galeria de Arte do Paço da Cultura, R. Alves Roçadas, Guarda, até 15 de setembro de 2012, de terça a sábado, das 14h às 20h.
Porque a memória não se confina ao património edificado nem às artes tradicionais, a associação Pró-Raia e a Câmara Municipal da Guarda entenderam homenagear um dos mais genuínos e característicos produtos gastronómicos do concelho: a morcela da Guarda.
Produto tradicional de qualidade reconhecida, a morcela da Guarda é um enchido fumado obtido a partir de sangue e gorduras de porco, condimentado com sal, salsa, colorau doce, cebola e cominhos.
Através do registo fotográfico e videográfico pretende guardar-se para memória futura a tradição da matança do porco e do fabrico da morcela, que, apesar de não ter hoje a importância que assumia há algumas décadas, ainda se encontra em muitas aldeias do concelho da Guarda.
Uma iniciativa apoiada no âmbito da Abordagem LEADER/SP 3 PRODER através da Pró-Raia - Associação de Desenvolvimento Integrado da Raia Centro Norte.
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]