Monte promove Seminário “New Deal – Innovation” e visita de campo

2015-09-16

O Monte e restantes parceiros do projeto “A New Deal for Youth Employment”, vão realizar o Seminário New Deal – Innovation, sob o titulo “Challenges for new entrants to farming and the role of public support: comparing Northern and Southern European agriculture” no dia 22 de Setembro, nas instalações da CIMAC, em Évora. No dia 23 de setembro será ainda efetuada uma visita de campo à Herdade Freixo do Meio.

O seminário promove a discussão sobre a evolução e contexto atual da agricultura em Portugal e na Noruega, com especial atenção para as estruturas e apoio público para os jovens que pretendem entrar no sector agrícola. Esta iniciativa de cooperação promove o debate para uma melhor compreensão dos constrangimentos e oportunidades de empresários agrícolas jovens no Sul da Europa, a comparação com a situação da Europa do Norte; e a troca de experiências de práticas para a promoção da empregabilidade e do empreendedorismo dos jovens em territórios rurais.

A dinamização do seminário conta com a colaboração de dois centros de investigação da Noruega: NIBIO - Norwegian Institute of Bioeconomy Research e Centre Rural Research e com as entidades que compõem a parceria do projeto, do Programa de Cidadania Ativa do EEA Grants: ICAAM – Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas da Universidade de Évora, AJASUL – Associação de jovens agricultores, Centro de Emprego e Formação Profissional de Évora; e a participação especial da Rede Rural Nacional.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória e deverá ser feita até dia 16 de setembro através desta ligação

Em anexo Programa do Seminário.

Documentos Anexos:

Programa do Seminário


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]