MONTE celebra o lançamento da primeira pedra do Parque Urbano de N’Batonha

2016-05-10

A MONTE - A.C.E e a Câmara Municipal de Bissau celebram o lançamento da primeira pedra do Parque Urbano de N’Batonha, no quadro dos 40 anos da parceria com a República da Guiné-Bissau e a União Europeia. O lançamento da primeira pedra do Parque Urbano de N’Batonha, resulta da implementação do projeto Kau di Catchu Ku Kau di Pecadur. O Parque promove o reconhecimento do potencial da Lagoa de N’Batonha como elemento central da ecologia urbana da baixa de Bissau, e como espaço de lazer que potencia as vertentes de recreio, paisagística e de conservação da biodiversidade. O programa de intervenção incluiu elementos associados à recuperação ecológica da lagoa e da sua envolvente, como também equipamentos relacionados com a tipologia de um parque urbano, e tem como objetivo a complementaridade entre o uso recreativo e a recuperação e conservação da zona húmida – a Lagoa de N’Batonha.

O projeto Kau di Catchu ku Kau di Pecadur é executado pela MONTE - A.C.E, em parceria com a Câmara Municipal de Bissau desde Setembro de 2015, e visa apoiar os quadros técnicos da CMB na identificação das problemáticas associadas à gestão do território urbano, como a preservação e a recuperação de zonas de elevado interesse ecológico, potenciando os seus usos e valências. associada à requalificação deste espaço público urbano prevê-se ainda o desenvolvimento de um modelo de gestão, através de uma parceria público-privada, que permita à CMB aumentar a sua eficiência na gestão do património urbano. O custo total do projeto, estimado em cerca de trezentos e noventa e cinco mil euros, é co-financiado em cerca de trezentos e vinte e dois mil euros pela União Europeia. 


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]