Montanhas Mágicas certificadas como destino de turismo sustentável

2013-09-10

A entrega do certificado à ADRIMAG - entidade promotora da candidatura do território que envolve os maciços das serras de Montemuro, Arada e Gralheira - acontece dia 6 de novembro em Bruxelas, numa cerimónia organizada pela Federação Europarc.

 

A certificação das Montanhas Mágicas como destino de turismo sustentável constitui um importante reconhecimento do valor dos recursos naturais e culturais do território e do esforço que tem vindo a ser feito para os preservar e valorizar.

A elaboração da candidatura da Carta Europeia de Turismo Sustentável das Montanhas Mágicas, envolvendo um número significativo de parceiros locais ao longo de um ano, foi fundamental para definir uma estratégia de desenvolvimento turístico sustentável e um plano de ação de cinco anos, através dos quais se pretende dar cumprimento aos princípios fundamentais da Carta.

A candidatura da Carta Europeia de Turismo Sustentável das Montanhas Mágicas® constitui uma das ações do Projeto de Gestão da Parceria PROVERE «Montemuro, Arada e Gralheira», promovido pela ADRIMAG.

Saiba mais no site da ADRIMAG - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das serras de Montemuro, Arada e Gralheira.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]