Monchique recebe ação de capacitação sobre fiscalidade

2026-07-07

A Vicentina realiza, no próximo dia 14 de julho, entre as 14h30 e as 17h30, uma Ação de Capacitação sobre Fiscalidade, destinada ao público em geral, empresários, PME e empreendedores interessados em aprofundar conhecimentos na área fiscal e contabilística.

A iniciativa decorrerá em formato híbrido, sendo a participação presencial no Centro de Apoio à Família e à Comunidade (CAFC) de Monchique, ou online, através da plataforma Zoom.

A ação pretende sensibilizar e capacitar os participantes para as principais questões relacionadas com a fiscalidade, contribuindo para uma melhor compreensão das obrigações fiscais, Durante a sessão serão abordados temas como a desmistificação de conceitos fiscais, o aprofundamento de conhecimentos na área da fiscalidade, a comparação entre os formatos ENI e Sociedade por Quotas, bem como questões relacionadas com a legalidade e a fiscalidade/contabilidade.

A participação é gratuita, sendo, no entanto, obrigatória a inscrição prévia através do seguinte link: https://forms.gle/Mdtwape55TSHpCK18


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]