Minha Terra participa na Feira Nacional de Agricultura 2016

2016-06-08

I12713-IMAGEM1.JPG

A Minha Terra e os Grupos de Ação Local das regiões Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo, participaram ontem, dia 7 de junho, num total de 40 promotores e agentes de desenvolvimento local, na Feira Nacional de Agricultura, dinamizando o espaço da Rede Rural Nacional no dia alusivo ao Desenvolvimento Local de Base Comunitária / LEADER.

Demonstração e promoção de produtos agroalimentares das regiões foi uma das atividades mais importantes desenvolvidas na participação conjunta da federação e de 12 Grupos de Ação Local.

Vários produtos de qualidade locais foram promovidos no certame, desde bolas e folares, enchidos ou vinhos da região Norte, nomeadamente dos territórios do Vale do Sousa, Douro Superior, Terra Quente e Terra Fria Transmontana.

A região Centro, representada por 4 GAL promoveu, entre outros produtos, mel e licores da Beira Serra, queijadas, enchidos, queijo e laranja de Besteiros da região da Aguieira, Dão e Caramulo, cerveja artesanal e doçaria conventual da região de Coimbra e vinhos do Ribatejo Norte.

I12713-IMAGEM2.JPG

Vinhos, queijos, compotas e doces conventuais foram os produtos promovidos pelas regiões Saloia e península de Setúbal, através das associações A2S e ADREPES, em representação de Lisboa e Vale do Tejo.

O Alentejo, através da participação dos GAL Charneca e Monte, apresentaram vinhos regionais no certame de demonstração e promoção dos produtos agroalimentares das regiões.

I12713-IMAGEM3.JPG

Em simultâneo, foi realizada uma sessão informativa sobre a Plataforma "Produtos Tracionais Portugueses", uma parceria da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) com a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas (FPCG), que se destina a facilitar o acesso ao património gastronómico e à sua difusão, como forma de promover a preservação e a transmissão do saber fazer tradicional, para produtos agrícolas, géneros alimentícios e pratos preparados.

O evento contou ainda com a visita do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, que foi recebido no stand da Rede Rural Nacional, por Maria João Botelho, presidente da Federação Minha Terra.

A Feira Nacional de Agricultura apresenta-se como o maior evento nacional do setor agrícola, promotor dos valores tradicionais e plataforma de divulgação de produtos de qualidade.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Roda de Diálogo para a Alimentação

2022-09-15 a 2022-09-29, Eventos online

Formação Prática em Planeamento Holístico e Planos de Pastoreio

2022-09-29 a 2022-09-30, Salão da Junta de Freguesia de Mértola

Iniciativa "Há Festa na Aldeia" está de regresso à aldeia de Ul

2022-10-01 a 2022-10-02, Ul, Oliveira de Azeméis

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]