Minha Terra organiza oficinas de turismo em meio rural

2015-03-13

Analisar o contributo das Estratégias de Desenvolvimento Local de Base Comunitária para o desenvolvimento turístico nos territórios rurais é o tema principal das três oficinas, que decorrem entre 16 e 23 de março.

A primeira destas oficinas – organizadas com a colaboração do Turismo de Portugal e da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural – decorrerá na próxima segunda-feira, 16, na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. Focada na realidade da região Centro, tem início previsto para as 9h45.

Dia 20 de março, em Lamego, irá realizar-se a segunda oficina, dedicada à região Norte, e no dia 23, em Faro, terá lugar a terceira e última oficina, destinada às ADL do Alentejo e Algarve.

A iniciativa reúne os Grupos de Ação Local, Entidades Regionais de Turismo e outros parceiros do setor, que irão focar-se no debate e reflexão da estruturação do produtos turísticos das regiões – desde a criação de novos negócios à diversificação de atividades –, da qualidade dos serviços e da capacitação dos agentes do sector, e da promoção e comercialização da oferta regional.

Segundo Regina Lopes, Presidente da Federação Minha Terra, “É nossa função clarificar as prioridades e os constrangimentos subjacentes à promoção do turismo em meio rural e, com base nessa análise, categorizar os critérios que deverão ser considerados na definição dos investimentos a priorizar para construir produtos turísticos com viabilidade e sustentabilidade. Consideramos que as estratégias de desenvolvimento local devem, simultaneamente, estar alinhadas com todas estas necessidades e responder às especificidades de cada território.”


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]