MINHA TERRA na MANIFesta»11

2011-07-02

Montalegre, 7, 8, 9 e 10 de julho 2011

A VIII Assembleia, Feira e Festa do Desenvolvimento Local, organizada pela ANIMAR, ADRAT, Câmara Municipal de Montalegre, Ecomuseu de Barroso e UTAD, é um momento privilegiado de partilha de ideias e projetos reveladores da capacidade e criatividade das pessoas e organizações.

Nesta VIII edição da MANIFesta o tema principal -

Mobilizar e Participar para uma Economia Sustentável
- será desdobrado num conjunto de debates, reflexões, tertúlias e atividades agrupadas em torno de vários subtemas: Desenvolvimento Local; Lusofonia, Cooperação e Desenvolvimento Local; Igualdade e Desenvolvimento; Política Agrícola Comum, no âmbito da Reforma da PAC; Economia Social e Solidária; Voluntariado; Microcrédito; Empreendedorismo.

A MINHA TERRA vai participar no fórum

Novas Perspetivas de Desenvolvimento Local
, sexta-feira, 8 de julho, às 14h, organizado pela ADRAT - Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega.

Paralelamente, a presença da MINHA TERRA na MANIFesta de Montalegre faz-se através de um stand, de reafirmação da missão da MINHA TERRA e das 53 Associações de Desenvolvimento Local federadas, com destaque particular para os resultados da aplicação do LEADER nos territórios rurais portugueses.

A MANIFesta é um momento privilegiado de troca de ideias sobre o Desenvolvimento Local e a Economia Social, a par de uma grande mostra de produtos e projetos reveladores das capacidades de iniciativa e criatividade das pessoas, comunidades e organizações de Portugal, Galiza e de outras regiões e países, nomeadamente lusófonos e ibero-americanos.

A MANIFesta é um espaço aberto à participação, troca de ideias, saberes e experiências da sociedade civil organizada nas suas múltiplas vertentes - cultura, economia social, investigação, intervenção cívica, artes e saberes tradicionais, desenvolvimento rural, defesa do património, desporto e lazer.

A MANIFesta é uma realização que se quer bienal, fora dos grandes centros urbanos, assente em três pilares:

Assembleia - espaço de reflexão e intervenção cívica, onde se realizam os mais variados debates, oficinas, tertúlias?

Feira - onde se dão a conhecer projetos e iniciativas de Desenvolvimento Local e Economia Social?

Festa - espaço de intervenção, divulgação e fruição cultural, de lazer, exposições, concertos, teatro e animações várias, onde cabem todas as expressões artísticas e culturais, das tradicionais às vanguardistas?

A MANIFesta é uma ideia que surgiu em 1993, em Santarém; cidade que acolheu a primeira Manifesta em 1994. Desde então, a MANIFesta já passou por Tondela, Amarante, Tavira, Serpa, Peniche e Trancoso.

Mais informação VIII MANIFesta, aqui.






[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]