MINHA TERRA e GAL parceiros das «7 Maravilhas da Gastronomia»

2011-02-10

Os 7 vencedores serão conhecidos em Setembro

A gastronomia foi o tema escolhido para a edição 2011 das «7 Maravilhas». A iniciativa, apresentada no passado dia 7 de Fevereiro, em Santarém, é apoiada pelo Ministério da Agricultura e conta com a MINHA TERRA e os GAL como parceiros.

Depois das «7 Maravilhas Naturais de Portugal» (2010), as «7 Maravilhas» voltam-se para um dos pilares mais fortes da identidade cultural de Portugal: a gastronomia. «De Norte a Sul, do Litoral ao Interior, Portugal oferece uma grande diversidade de paladares, para todas as bocas, para todos os gostos. As artes culinárias constituem um património intangível, testemunho da nossa identidade cultural.»

Divulgar e promover este património é o grande objetivo das «7 Maravilhas da Gastronomia». Contando com a Federação MINHA TERRA como parceiro científico e os GAL (Grupos de Ação Local) como parceiros locais, através do projeto de cooperação LEADER no âmbito do PRODER, PRORURAL e PRODERAM, a iniciativa visa «promover a qualidade da culinária portuguesa, como eixo central da nossa identidade e também como factor decisivo na escolha de Portugal enquanto destino turístico».

Partindo da gastronomia tradicional, sem esquecer «a evolução na forma de confeccionar e a abordagem contemporânea dos grandes chefs», as 7 Maravilhas eleitas «vão refletir todas as componentes da boa mesa portuguesa, associadas às regiões que as apresentam». Pretende-se "promover e salvaguardar o receituário português, garantir o seu carácter genuíno, promover a exigência de produtos agrícolas de superior qualidade e privilegiar a diversidade regional».

Presente na cerimónia de lançamento das "7 Maravilhas da Gastronomia", o ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, António Serrano, realçou o facto de a gastronomia permitir «alavancar» o setor primário, sublinhando que a procura dinamiza a oferta e que a promoção da gastronomia promove igualmente a produção nacional, já que «não comemos nada que não venha do setor».

O processo para eleger as «7 Maravilhas da Gastronomia» começa com a fase de candidaturas no site oficial. As receitas e pratos a concurso serão organizados em sete categorias (entradas, sopa, marisco, peixe, carne, caça e doces) e pelas 10 regiões do país (Entre Douro e Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro, Beira Litoral, Beira Interior, Estremadura e Ribatejo, Lisboa e Setúbal, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira).

Num segundo momento, um painel de 70 especialistas convidado pela organização avaliará todas as nomeações e selecciona as 70 pré-finalistas (10 por categoria), sendo que cada região terá de estar representada através do mínimo de três no total dos pré-finalistas.

Um mês depois, a 7 de Maio, serão apresentadas as 21 finalistas, eleitas por 21 personalidades. É então que arranca a votação pública (por sms, chamada telefónica, no site oficial e Facebook), que termina no dia 7 de Setembro. As 7 vencedoras serão apuradas pelo maior número de votos e não serão eleitas mais do que duas Maravilhas por região.

A iniciativa, que culminará com a realização de um grande evento para a declaração das «7 Maravilhas da Gastronomia», no dia 10 de Setembro de 2011, transmitido pela RTP em direto a partir de Santarém, contempla ainda a edição de um livro com as receitas das 70 pré-finalistas, uma grande prova gastronómica com as 21 finalistas e o lançamento do Guia das Maravilhas Gastronómicas.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Evento de encerramento do projeto "Encosta Viva"

2022-10-05, Urbanização Encosta da Barata, Abrantes

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]