Microcrédito ontem, hoje e amanhã

2018-04-04

A Associação Nacional de Direito ao Crédito – ANDC promove a 18 de abril, no ISEG, um encontro subordinado ao tema “Microcrédito e Microempreendedorismo: Presente e Futuro”.

Há cerca de 20 anos, a ANDC introduzia o microcrédito em Portugal, em parceria com o IEFP e o Banco BCP Nova Rede, juntando-se-lhe posteriormente outros bancos aderentes deste conceito num entendimento inovador da sua responsabilidade social. Hoje realiza-se este encontro, com vista à avaliação da experiência e dos seus ensinamentos, e ao debate sobre os desafios que se colocam ao microempreendedorismo inclusivo.

A ANDC apresentará o balanço da sua atividade, contando com a participação dos principais atores do microcrédito, do Diretor-Geral da Rede Europeia de Microfinança, Jorge Ramirez, e de personalidades com trabalho científico e prático nesta área. As necessidades dos microempreendedores e das microempresas, as respostas às dificuldades que se levantam à iniciativa económica das pessoas em situação de vulnerabilidade, o papel das políticas públicas ou o caminho da microfinança são temas que importa debater neste Encontro de reflexão conjunta sobre os caminhos e desafios do microempreendedorismo inclusivo e dos instrumentos para a sua promoção.

Consulte o programa em anexo e inscreva-se aqui

Documentos Anexos:

Programa do Encontro


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]