Mértola celebra Dia Mundial do Combate à Desertificação

2015-06-19

Celebrou-se no dia 17 de junho o Dia Mundial do Combate à Desertificação. As comemorações ocorreram na Escola da Herdade de Vale Formoso (Vale do Poço), em Mértola.

Organizado pela Comissão Nacional de Coordenação de Combate à Desertificação, através do Núcleo Regional de Combate à Desertificação do Alentejo, DRAP Alentejo e Câmara Municipal de Mértola, o programa teve este ano como destaque as intervenções sobre o “Ano Internacional dos Solos e o Combate à Desertificação” e sobre as “Valências da Herdade de Vale Formoso – Síntese do Trabalho Desenvolvido e Perspetivas para o Futuro”.

A ocasião contou também com a entrega de diplomas às individualidades da comunidade científica e sociedade civil que foram nomeados para o galardão “Dryland Champions Programme 2015” – programa da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (CNUCD) que distingue indivíduos, organizações ou empresas que tenham dados contributos práticos e relevantes para a gestão sustentável das terras. Em 2015, as Associações CORANE e IN LOCO com os projetos “AMBI-EMPLEATe” e “Levantamento das variedades locais de sementes como forma de manutenção da biodiversidade local”, respetivamente, encontraram-se entre os galardoados.

Em linha com a estratégia da CORANE, de valorização dos recursos endógenos do território de intervenção, abrangido por vasta área de REDE NATURA e dois parques naturais (Parque natural de Montesinho e Parque Natural do Douro Internacional), de elevado valor natural e paisagístico, o projeto “AMBI-EMPLEATe” permitiu desenvolver um conjunto de ações de qualificação (formação, workshops de produção, seminários e saídas de campo) e produção de informação (guias de campo), sensibilizando as populações para a relevância da atividade micológica. Do projeto resultou inclusivamente uma associação micológica (XIXORRA), que em parceria com a CORANE continua a sensibilizar e informar a população para a importância dos recursos micológicos.

A distinção foi atribuída à IN LOCO pelo trabalho desenvolvido no âmbito do levantamento das variedades locais de sementes, iniciado em 2011, no interior da região do Algarve, como forma de manutenção da biodiversidade local. Segundo a IN LOCO, esta intervenção viria a ganhar particular relevância devido ao «incêndio de 2012, que afetou enormemente os concelhos de São Brás de Alportel e Tavira, devastando parte importante do património existente de sementes deste território, seja aquele que estava guardado para futuras sementeiras, como o que estava plantado». Outro fator a garantir relevância à intervenção foi «o facto da Comissão Europeia ter avançado com a proposta da polémica “lei das sementes”, que serviria, entre outros objetivos, para ilegalizar as sementes tradicionais. Felizmente o Parlamento Europeu teve, entretanto, o bom senso de rejeitar essa proposta da Comissão Europeia», salienta a associação.

 

Celebrado desde 1995, o Dia Mundial de Combate à Desertificação visa a consciencialização face à necessidade de promover a cooperação internacional para combater a desertificação e os efeitos da seca.

 

Mais informações na página do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e da UNCCD – Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Jornadas do Mundo Rural 2024

2024-02-29 a 2024-03-01, Alcoutim

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]