Mercados do Tejo

2014-05-06

Os antigos portos do Tejo de Abrantes, Constância e Vila Nova da Barquinha voltam a ser palco dos Mercados Ribeirinhos. A margem Sul do Parque Ribeirinho Aquapolis, em Rossio ao Sul do Tejo (Abrantes), é a primeira a receber este ciclo de festivais, entre 16 e 18 de maio, organizado pela TAGUS.

Tasquinhas de petiscos, mercados de produtos locais, artesanato e hortofrutícolas, cinema ao ar livre, cozinha ao vivo, percurso pedestre, convívio de pesca e muita animação fazem parte do cartaz do certame, organizado pela TAGUS - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior e os municípios que os acolhem.

O Mercado do Ribeirinho de Abrantes irá apostar novamente nas tasquinhas de gastronomia tradicional, uma exposição de fotografia alusiva ao rio (patente durante os três dias de festa), cinema ao ar livre, a cargo da Associação Cultural Palha de Abrantes, um convívio de pesca, organizado pelo Amadores de Pesca de Abrantes, mercado de produtos hortofrutícolas, plantas e flores, e muita animação com ranchos folclóricos, filarmónicas e grupos musicais.

Em Constância, os Mercados Ribeirinhos irão chegar no segundo fim-de-semana de julho e em Vila Nova da Barquinha estão previstos para o início de setembro.

Para mais informação e inscrições nas actividades consultar o site da TAGUS.

Uma iniciativa no âmbito da estratégia de eficiência coletiva PROVERE - Mercados do Tejo - Rede para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Tejo e do Projeto de Cooperação Transnacional Tejo Vivo, cofinanciada pelo Programa Operacional Regional do Centro - Mais Centro, do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) e pela Abordagem LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER).


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]