Mercado de Soluções para o Desenvolvimento Local

15 de Outubro de 2008 (Évora) e 21 de Outubro de 2008 (Castro Daire)

Durante a fase dois da EQUAL, que agora termina, a MINHA TERRA integrou cinco parcerias de desenvolvimento responsáveis por cinco projectos, com estes dois workshops, pretende-se promover uma primeira abordagem às soluções encontradas por estes projectos, apresentá-las aos representantes das ADL, discutir a sua utilidade e interesse noutros contextos/território e perspectivar o aprofundamento da sua apropriação e incorporação por parte dos interessados, no âmbito dos respectivos projectos em curso ou posteriormente, com outro enquadramento.

Alguns destes projectos são coordenados por ADL associadas, outros por outras organizações, sempre em parceria com diversas entidades para encontrar soluções para problemas concretos, com a preocupação de que essas soluções fossem também úteis e apropriáveis por outros.

A transversalidade e intersectorialidade da intervenção territorial das ADL, requer um vasto conjunto de competências no seio das equipas técnicas e nas respectivas redes de parceiros, que podem beneficiar dos produtos e soluções desenvolvidos pelos projectos EQUAL.

A ideia de que as ADL associadas na MINHA TERRA se possam assumir como uma rede multicêntrica de competências não é nova. Trata-se de uma ideia simples: valorizar e colocar ao serviço da rede, as competências que cada ADL foi desenvolvendo por força das suas necessidades, opções, especificidades territoriais, experiência, etc., numa lógica de complementaridade.

Organizaram-se dois workshops com um programa equivalente, em locais geográficamente distintos, de modo a facilitar o acesso aos interessados

Programa

Período da manhã

Até às 10h00 - Recepção dos participantes

Enquadramento geral e expectativas para o workshop (MINHA TERRA)

Apresentação dos 5 projectos em sessão plenária

Almoço

Período da tarde

Aprofundamento e exploração dos produtos desenvolvidos pelos projectos em mesas de trabalho

Avaliação

No dia 15 de Outubro de 2008, no Hotel Rural Monte do Carmo, na Azaruja, perto de Évora

(clique na foto para ver o slideshow no flickr)

No dia 21 de Outubro de 2008, no Hotel Montemuro, nas Termas do Carvalhal, perto de Castro Daire

Mercado de Soluções EQUAL, Castro Daire
(clique na foto para entrar no álbum do picasa, depois pode ver o slideshow)

As experiências / produtos em análise são:

O Modelo de intervenção C3 e o Projecto D3, que traduzem o percurso da MINHA TERRA, enquadrada numa parceria alargada, para o desenvolvimento e a experimentação de ferramentas metodológicas para a qualificação das organizações do 3º. Sector. Os resultados alcançados deram corpo ao projecto Q3 - Qualificação do 3º Sector (recentemente aprovado no POPH) que, através da consultoria-formativa, pretende a melhoria organizacional das organizações da economia social, entre estas, as associações de desenvolvimento local.

Para mais informação:

C3 - http://www.c3.com.pt;

D3 - http://www.d3.ipn.pt;

Q3 - http://www.q3.org.pt

O projecto R.Au.L - Rotas do Ouro e Linho, pretendeu desenvolver um conjunto de ferramentas participativas e integradas de promoção de produtos tradicionais e dos territórios envolvidos, nomeadamente um guia metodológico, onde se podem encontrar as principais fases de desenvolvimento de um modelo promocional dos produtos e dos territórios, estando em destaque o modelo teórico-prático que resulta da experimentação feita com dois produtos artesanais (Linho e Ouro) e dois territórios (Terras de Bouro e Póvoa de Lanhoso) sendo possível, ainda, verificar os factores críticos ao desenvolvimento da mesma. Constitui-se como um modelo de serviço, promoção e valorização de artes artesanais/tradicionais e/ou territórios que pretende responder às necessidades do público-alvo conduzindo à sustentabilidade do sector artesanal/tradicional e/ou dos territórios. Contem uma aplicação de exploração da «Rota do Linho e do Ouro» com a geo-referenciação dos pontos relevantes que permite ao utilizador identificar diversos pontos de interesse e traçar o percurso que pretende fazer.

Para mais informação: http://www.rotasdolinhoeouro.com/

E três experiências sobre empreendedorismo, já que há uma forte ligação entre empreendedorimso e desenvolvimento local e as vantagens em promover o empreendedorismo através de medidas locais são evidentes: as acções podem ser mais orientadas para as necessidades específicas de uma região e dos seus negócios e o envolvimento de um largo número de actores pode mobilizar uma multiplicidade de competências. Um grande número de factores que determinam o aumento e o sucesso do empreendedorismo têm dimensão local: são fortemente afectados por fenómenos locais e são suportados por iniciativas concebidas e implementadas localmente.

O projecto PROVE - Promover e Vender, desenvolveu e testou um sistema de comercialização de proximidade de produtos agrícolas, que permite afirmar a competitividade dos pequenos produtores locais, facilitando-lhes o acesso a um nicho de mercado, contribuindo para a manutenção da actividade rural e consequentemente das terras agrícolas e para a sustentabilidade e revitalização social e económica dos territórios. O documento Contributo para um Processo Territorial de Proximidade sistematiza as etapas e resultados do projecto e que tem como principal objectivo divulgar a metodologia de intervenção do projecto PROVE na promoção de novas formas de comercialização de circuito curto, entre pequenos produtores e consumidores, de modo a contribuir para a resolução dos problemas de escoamento dos produtos locais e melhorar as relações de proximidade entre quem produz e quem consome. Com este guia, os mediadores do processo, normalmente agentes de desenvolvimento, têm acesso a um conjunto de instrumentos, indicações, referencias e exemplos, que permitem auxiliar na mobilização, organização, dinamização e implementação do sistema de comercialização.

Para mais informação: http://www.prove.com.pt/

A Iniciativa O GLOCAL inicialmente centrada na região de Trás-os-Montes, envolvendo a UTAD, o NERVIR entre outros parceiros, para além da SPA uma empresa de consultoria que coordena o projecto, desenvolveu um conjunto de instrumentos de apoio ao empreendedorismo, entre os quais se destaca, numa primeira fase o SIM - Sistema de Microcrédito para Auto-emprego e a Criação de Empresas e o SISE - Sistema Integrado de Suporte ao Empreendedor, e na segunda fase o Empreender em Rede, o «Programa Premium - criatividade, competência e sustentabilidade» e a metodologia de mapeamento das actividades concelhias. Estas soluções incorporadas na integra ou parcialmente, serão de particular utilidade no futuro próximo, porquanto os planos estratégicos submetidos pelas ADL têm obrigatoriamente uma forte componente de apoio à criação de micro-empresas. Pretende-se também apoiar alguns GAL na elaboração de Planos de Intervenção Local para o Empreendedorismo (PILE).

Para mais informação: http://www.iniciativaglocal.eu

A articulação com outras soluções de promoção e apoio ao empreendedorismo, nomeadamente a experiência da parceria do Projecto CRER (ADRIMAG), que Centro de Recursos e Experimentação que contém todos os instrumentos necessários para a replicação, adaptação e incorporação de uma metodologia integrada de apoio ao empreendedor. A metodologia do CRER, incorpora a metodologia de apoio a empreendedores para a elaboração do plano de negócios e criação de empresas, desenvolvida pelas «boutiques de gestion» e a metodologia para teste e experimentação de ideias de negócio, antes da criação formal da empresa, desenvolvida pelas «couveuses».

Para mais informação: http://www.crer.pt/pt/


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]