Marketing territorial de sucesso em áreas de montanha

2011-05-05

24 e 25 de maio 2011 Trysil-Oslo, Noruega

Seminário da EUROMONTANA centrado na partilha de experiências bem sucedidas na construção de uma imagem positiva dos territórios de montanha.

Dalarna, na Suécia, e Hedmark, na Noruega, municípios que colocaram a imagem dos territórios no centro das políticas de combate ao despovoamento, são alguns dos exemplos de sucesso que estarão em foco em Trysil.

Com base nestas e outras boas práticas identificadas nos territórios dos oito parceiros (de cinco países europeus) do projeto PADIMA - Políticas de combate ao despovoamento nas zonas de montanha, co-financiado pelo ERDF e INTERREG IV, pretende-se promover o debate sobre o interesse e a possibilidade da sua transferência para outras regiões.

Uma melhor compreensão das necessidades das zonas de montanha mas também das oportunidades ao nível de marketing territorial é o grande objetivo do seminário. Dos participantes esperam-se novas ideias e recomendações.

Os interessados em participar podem registar-se online até 11 de maio aqui.

Mais informações e programa provisório disponíveis na página na internet da EUROMONTANA.


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]