Maravilhas da Gastronomia

2011-03-24

Candidaturas já abriram

Entradas, sopa, marisco, peixe, carne, caça, doces? Até domingo, 27 de março (2011), os portugueses podem sugerir pratos e receitas em qualquer uma destas categorias, representativas da boa mesa portuguesa. Os sete pratos/receitas vencedoras, apuradas pelo maior número de votos, serão eleitas as «7 Maravilhas da Gastronomia».

O desafio, lançado a 7 de fevereiro, aquando da apresentação da iniciativa, em Santarém, tem vindo a mobilizar entidades públicas e privadas de norte a sul do país e ilhas, empenhadas em divulgar e promover os sabores e paladares do receituário tradicional português.

Um desafio que os Grupos de Ação Local (GAL) assumiram desde logo, tornando-se parceiros locais da iniciativa, através do projeto de cooperação LEADER, junto com a MINHA TERRA - Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local, na qualidade de parceiro científico.

De forma a incentivar a participação dos seus territórios nas 7 Maravilhas da Gastronomia, os GAL têm vindo a organizar reuniões de trabalho com os diversos parceiros locais para apresentação da iniciativa, organização e identificação de pratos e receitas a candidatar, e colaborado na constituição do painel de especialistas responsáveis pela pré-seleção das receitas, garantindo um júri representativo de todas as regiões do país.

Reconhecendo a profunda ligação da gastronomia com as questões da identidade territorial e do desenvolvimento rural, os GAL não podiam estar à margem desta iniciativa. Promover a presença dos produtos de qualidade dos seus territórios neste evento faz parte do trabalho de desenvolvimento local, neste caso através da valorização e promoção dos produtos locais e da afirmação da identidade territorial.

Fruto deste trabalho em conjunto, entre GAL, municípios e de outros parceiros locais, de forma a apresentar candidaturas consistentes, são já muitas as especialidades que traduzem a riqueza, diversidade e qualidade da gastronomia portuguesa candidatadas a «Maravilhas da Gastronomia».

Terminada esta fase de candidaturas - aberta a qualquer entidade pública, privada ou indivíduo -, todas as receitas e pratos candidatados serão organizados pelas 7 categorias e as 10 regiões do país. Após um processo de seleção por parte de um painel de 70 especialistas, para chegar a uma lista de 70 pré-finalistas (10 por categoria) e, posteriormente, por 21 personalidades, serão apresentadas as 21 finalistas, a 7 de maio. Nesta data, inicia-se a votação pública por SMS, chamada telefónica, site oficial (www.7maravilhas.sapo.pt) e facebook. A votação decorre até 7 de setembro, altura em que serão reveladas as «7 Maravilhas da Gastronomia».


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Evento de encerramento do projeto "Encosta Viva"

2022-10-05, Urbanização Encosta da Barata, Abrantes

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]