Maleta Pedagógica "Região Solidária"

2009-02-21

Já disponível em 884 escolas do 1º ciclo

As Escolas de 40 municípios da região Centro inseridas na sub-região da Beira

Litoral já dispõem da Maleta Pedagógica "Região- Solidária - imagens da minha terra, perspectivas do meu futuro", fruto do projecto de cooperação interterritorial desenvolvido pelas associações de desenvolvimento local ADAE, ADD, ADDLAP, AD ELO, ADICES, ADIBER, DUECEIRA e TERRAS DE SICÓ e que envolveu o conjunto de escolas do 1º. ciclo num total de 884 e aproximadamente 37.000 alunos. Este projecto contou com o apoio técnico-pedagógico da Eco-Sapiens.

Esta maleta pedagógica foi concebida em parceria com a Eco Sapiens e pretendeu-se que possibilitasse a formação e sensibilização dos docentes e alunos, do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em temas associados ao conhecimento integrado do Território.

Os materiais deste projecto encontram-se agora em fase de dinamização por parte das escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, das áreas de intervenção das associações parceiras no projecto, num universo de 884 escolas e 36 299 alunos.

Dentro deste tema tão vasto identificaram-se diferentes sub temas como a descoberta

da paisagem, o conhecimento do meio físico e natural, a percepção do espaço urbano, o conhecimento das actividades económicas e tradicionais, a identifi cação e interpretação do património arqueológico, histórico e cultural da região, entre outros.

Cada um dos sub temas contempla diferentes abordagens complementares que proporcionam um conhecimento adequado dos mesmos.

Com estes pressupostos, considerou-se essencial contemplar nesta maleta, um material

dirigido aos professores, principais agentes educativos do projecto, que os apoiasse na

incorporação de novas estratégias e metodologias de aprendizagem direccionadas para o conhecimento integrado do território, nas suas múltiplas componentes. Foi assim idealizado um ficheiro de actividades, o material central do projecto. É um recurso intemporal que pode ser utilizado em anos lectivos sequentes, podendo-se integrar as suas abordagens em diferentes projectos educativos.

O ficheiro foi elaborado com a preocupação de cruzar, de forma explicita, os conteúdos

e dinâmicas propostas, com as componentes previstas no Programa Curricular, existindo

actividades que podem ser trabalhadas no Estudo do Meio, na Língua Portuguesa, na Matemática e nas Expressões Físico-Motora, Dramática e Plástica.

Em qualquer das actividades delineadas propõe-se uma metodologia que contempla

as fases da sensibilização, compreensão e intervenção, cumprindo o princípio basilar

deste projecto, a Investigação-Acção.

Foram igualmente concebidos materiais dirigidos aos alunos dos dois grupos de ensino,

que possuem para além da componente informativa sobre os temas do projecto,

uma forte componente lúdica e pedagógica.

Para as crianças mais pequenas foi produzido um Jogo de Chão, de grande dimensão, no qual os alunos como peões do jogo, apreendem as características do seu território ao

percorrer um circuito que contem casas alusivas ao património natural, histórico e cultural, às actividades tradicionais e ao artesanato, entre outros temas. Podem também

utilizar um jogo das paisagens, no qual são estimulados a detectar as diferenças associadas a uma correcta ou danosa gestão do património. Para os mais velhos, foi concebido um jogo de tabuleiro, com uma dinâmica similar ao jogo de chão mas com questões ajustadas aos níveis de ensino, em questão.

Complementarmente foi delineado, por cada ADL, um manual de apoio, desenvolvido em

formato electrónico, que contem toda a bagagem local sobre os temas, em causa.

Texto extraído da Newsletter da Eco Sapiens "ECONOTÍCIAS" Nº 2, de Janeiro de 2009.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Jornadas do Mundo Rural 2024

2024-02-29 a 2024-03-01, Alcoutim

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]