2012-10-12

Madrid, 23-24 de outubro 2012
«Mais LEADER. Experiências e propostas para a sustentabilidade das áreas rurais» - Jornadas organizadas pela Rede Espanhola de Desenvolvimento Rural (REDR) com o objetivo de mostrar o trabalho dos GAL através da Abordagem LEADER nos últimos 20 anos e as perspetivas para o próximo período de programação 2014-2020.
As jornadas - a realizar no Centro de Convenções MAPFRE (Avda. del General Perón, 40) - são dirigidas aos Grupos de Ação Local (GAL), aos meios de comunicação social, às instituições públicas e sociedade em geral.
O objetivo é proporcionar a todos a oportunidade de conhecer de perto os GAL, as atividades e os projetos desenvolvidos em prol do Desenvolvimento Rural nestes últimos 20 anos de LEADER.
Acima de tudo, procura-se evidenciar o valor do LEADER no próximo período de programação 2014-2020, onde esta «ferramenta incrivelmente poderosa», que «permitiu a revitalização da Europa rural, a diversificação económica dos territórios, a melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes e a aquisição de competências relacionadas com a inovação social», promete "continuar a inovar, a fim de estabelecer sinergias entre as áreas rurais e urbanas".
O programa prevê as presenças do Presidente da REDR, Aurelio García Bermúdez, da Diretora Geral do Desenvolvimento Rural e Política Florestal, Begoña Nieto Gilarte, do Diretor para os aspetos horizontais do desenvolvimento rural da DG AGRI/CE, José Sousa Uva, e do presidente da ELARD, Petri Rinne, entre muitos outros que irão animar as cinco mesas-redondas previstas para os dois dias.
Mais informação, Programa e Inscrições no site da Red Española de Desarrollo Rural (REDR), aqui.
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]