Levar os jovens a participar na governação de áreas comunitárias

2017-01-13

Como envolver jovens de um território para eles assumirem um papel ativo na gestão de bens comuns da sua comunidade? Integrando-os em Escolas Comunitárias. É este o propósito do recém-lançado projeto transnacional COMUNIX, suportado por uma parceria entre o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, a cooperativa cultural Trespés da Galiza, e a instituição de propriedade coletiva Partecipanza Agraria de Nonantola de Modena (Itália).

I12889-IMAGEM1.JPG

A criação, o teste e a implementação de Escolas Comunitárias que vão desenvolver com jovens entre 15 e 30 anos, em Portugal e na Galiza, o tema da governação de bens comuns, é o objetivo a que se propõem os concetores desta abordagem inovadora alicerçada na aprendizagem informal e não formal. Pretende, deste modo, sensibilizar os jovens para a forma como o seu território é governado e a trocar experiências sobre a gestão dos recursos comuns das suas terras. Os jovens vão ficar capacitados para participar ativamente na gestão das terras no futuro, consciencializando-os para os desafios com que se confrontam estas áreas e comunicando-lhes possíveis formas de os superar à escala europeia.

Ao longo dos doze meses de duração do projeto, vão ser recrutados 20 jovens, portugueses e espanhóis, que vão participar nas Escolas Comunitárias e ter ações de formação com vista a tornarem-se peritos no seu próprio território e futuros tutores para outros jovens, entre outras actividades.

As Escolas Comunitárias vão ser implementadas, contando com a colaboração das comunidades locais que gerem terras comuns. Os agentes locais vão ser, desde o início, associados a esta iniciativa, enquanto parceiros fundamentais para a sua disseminação e sustentabilidade.

O COMUNIX, financiado pelo Erasmus+, Programa para a Educação, Formação, Juventude e Desporto, vai realizar a reunião de arranque do projeto a 4 de fevereiro, em Modena.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]