Jornadas “Tecnologias de Precisão no Setor Frutícola”

2022-05-06

Os parceiros do projeto DESAGRO 4.0 promovem no dia 9 de maio as jornadas sobre o tema “Tecnologias de Precisão no Setor Frutícola”.

O evento que terá início às 14h30 no espaço Casino Fundanense, no Fundão, contará com uma sessão de divulgação de soluções tecnológicas para o setor da fruticultura. Serão apresentados produtos e serviços de apoio à fruticultura de precisão, nomeadamente, equipamentos de medição e controlo de maturação, espectrómetros,  rastreadores de frutas, embalamento inteligente e software de gestão agrícola.

Por último serão apresentados os Dossiers de Inovação dos Modelos Técnico-Económicos para a fileira da cereja e entrepostos frutícolas. Estes documentos resultam do trabalho desenvolvido ao longo do projeto DESAGRO 4.0 e pretendem ser um instrumento que apoie o produtor na integração de sistemas inteligentes nas suas produções.

O projeto DESAGRO 4.0 resulta de uma parceria entre a RUDE - Associação de Desenvolvimento Rural, a DOLMEN – Cooperativa de Desenvolvimento Local e Regional, a Universidade de Trás- os-Montes e Alto Douro e o Instituto Politécnico de Castelo Branco e é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]