Jornada 2022: Ano Europeu da Juventude

2022-06-09

A ADRAT convida à participação na jornada “2022: Ano Europeu da Juventude", no dia 17 de junho, pelas 9h00, em Chaves, sede da Eurocidade, realizada no âmbito do projeto "Jovens Embaixadores Digitais para PME’s".

Profissionais especializados em políticas e programas comunitários da Galiza e do Norte de Portugal, gestores, promotores e beneficiários de projetos, irão dar a conhecer a toda a população jovem interessada, bem como a qualquer entidade pública ou privada, associação ou empresa, as oportunidades que a União Europeia oferece.

Durante a primeira parte da Jornada serão apresentados programas, iniciativas, ferramentas ou atividades da UE dirigidas aos jovens, entidades sobre juventude e empreendedores. Serão os jovens que contarão as suas experiências, apoiados por entidades que representam estes programas e que promovem os benefícios e oportunidades que existem no campo da juventude. Na segunda parte do evento será apresentado oficialmente o projeto “Jovens Embaixadores Digitais para PMEs”. A sessão encerra com os representantes da Eurocidade, os diretores gerais da Juventude na Galiza e Portugal, e o diretor da Agência Nacional ERASMUS+ JA em Portugal, a dar a conhecer as políticas europeias para os jovens em ambas as áreas.

A conferência terá uma inscrição gratuita para assistir presencialmente ou online, e deve ser efetuada até ao dia 13 de junho:  https://ec.europa.eu/eusurvey/runner/ErasmusDYAS?surveylanguage=PT 

O projeto DYAS - Digital Youth Ambassadors for SMEs (Jovens Embaixadores Digitais para PMEs) conta com uma parceria liderada pela Eurocidade de Chaves-Verín, AECT, sendo os restantes parceiros a Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega (ADRAT) e a Fundação Galiza Europa (FGE) e tem como principal objetivo a abordagem à transformação digital através do desenvolvimento de habilidades digitais e respetiva formação.

Jovens Embaixadores Digitais para PME’s (Digital Youth Ambassadors for SMEs-DYAS) é um projeto aprovado e financiado pela Agência Nacional Portuguesa Erasmus+ JA. Erasmus+ (2021-2027). É o programa da Comissão Europeia nas áreas da Educação, Formação, Juventude e Desporto, que promove a inclusão social, as transições verdes e digitais e a participação dos jovens na vida democrática.

Documentos Anexos:

Programa


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]