2014-11-03
Vila Verde, 7 e 8 de novembro
Numa organização conjunta da ATAHCA, ACINI, INIAV e COTHN, o encontro visa impulsionar a integração dos produtores de mirtilo em redes de produção, promovendo a inter-relação entre a produção, o conhecimento técnico e científico, e o mercado.
Dado o sucesso alcançado nos primeiros encontros de produtores de mirtilos, realizados em Amarante, Idanha-a-Nova e São Pedro do Sul, a organização pretende promover o debate sobre temas emergentes que envolvem a temática, nomeadamente, o enquadramento da cultura ao nível das principais zonas de produção e a proteção fitossanitária da cultura.
O programa do encontro, a realizar na Casa Municipal da Cultura de Vila Verde, integra a apresentação de um exemplo de cooperação, uma mesa redonda sobre as oportunidades, constrangimentos e desafios nos diferentes territórios, visitas técnicas a explorações de mirtilos e ainda a sessão oficial da tomada de posse dos órgãos sociais da ACINI – Rede de Produtores de Pequenos Frutos do Norte de Portugal, que terá a sua sede em Vila Verde.
Programa, inscrições e outras informações em http://seminario.atahca.pt/
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]