“Inovação em Portugal Rural. Detetar, Medir e Valorizar”

2014-09-06

A apresentação do livro é pretexto para estimular o debate nacional “Porque nos fazem os inovadores acreditar no Portugal Rural?” sobre a importância da inovação de pequena escala e baixa intensidade tecnológica para a promoção do desenvolvimento local e regional.

O roteiro de apresentações e debates regionais, organizado pela UTAD e DGADR, no âmbito do projeto RUR@L INOV, passará por Vila Real (17.09), Fundão (22.09), Évora (29.09) e Lisboa (13.10).

Os objetivos deste roteiro, organizado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em parceria com a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), no âmbito do projeto RUR@L INOV (Inovar em Meio Rural),financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional (PRRN), são:

  • Dar a conhecer a inovação que é desenvolvida no país rural;
  • Inspirar os agentes políticos, institucionais, económicos e sociais, bem como a sociedade em geral, a estimular e a fortalecer esta economia inovadora de base territorial, criativa, movida pelo capital humano e aproveitadora dos recursos rurais, focada nas oportunidades de mercado e nas procuras da comunidade;
  • Desvendar um “rural inesperado”, onde emerge uma economia da excecionalidade, apostada nas procuras globais, mas suportada por uma oferta dependente das especificidades locais.

Este livro “propõe uma metodologia para detetar e medir a inovação desenvolvida pelas organizações localizadas nas áreas rurais, permitindo captar a inovação de pequena escala e baixa intensidade tecnológica ou praticada por organizações de pequena dimensão. Apresenta o estado atual da inovação no Portugal rural, desvendando um “rural” inesperado, em aparente contraciclo com a desvitalização ali observada e com a crise económica que assola o país. Observando estas organizações inovadoras acha-se um farol que pode, literalmente, orientar-nos na promoção do desenvolvimento económico e da sustentabilidade dos territórios rurais e do país em geral. O livro mostra-nos o quanto podemos todos aprender com estas organizações inovadoras. Indica também caminhos para que possamos estimulá-las de modo a que se valorizem e promovam o desenvolvimento à sua volta.”

Saiba mais sobre o roteiro, o livro e o programa, e inscrições em https://sites.google.com/site/inovaremmeiorural/

Para mais informações, contactar a equipa do projeto RUR@L INOV, Telf: 259 350 845, Email: ruralinov.utad@gmail.com


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]