2014-09-06
A apresentação do livro é pretexto para estimular o debate nacional “Porque nos fazem os inovadores acreditar no Portugal Rural?” sobre a importância da inovação de pequena escala e baixa intensidade tecnológica para a promoção do desenvolvimento local e regional.
O roteiro de apresentações e debates regionais, organizado pela UTAD e DGADR, no âmbito do projeto RUR@L INOV, passará por Vila Real (17.09), Fundão (22.09), Évora (29.09) e Lisboa (13.10).
Os objetivos deste roteiro, organizado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em parceria com a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), no âmbito do projeto RUR@L INOV (Inovar em Meio Rural),financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional (PRRN), são:
Este livro “propõe uma metodologia para detetar e medir a inovação desenvolvida pelas organizações localizadas nas áreas rurais, permitindo captar a inovação de pequena escala e baixa intensidade tecnológica ou praticada por organizações de pequena dimensão. Apresenta o estado atual da inovação no Portugal rural, desvendando um “rural” inesperado, em aparente contraciclo com a desvitalização ali observada e com a crise económica que assola o país. Observando estas organizações inovadoras acha-se um farol que pode, literalmente, orientar-nos na promoção do desenvolvimento económico e da sustentabilidade dos territórios rurais e do país em geral. O livro mostra-nos o quanto podemos todos aprender com estas organizações inovadoras. Indica também caminhos para que possamos estimulá-las de modo a que se valorizem e promovam o desenvolvimento à sua volta.”
Saiba mais sobre o roteiro, o livro e o programa, e inscrições em https://sites.google.com/site/inovaremmeiorural/
Para mais informações, contactar a equipa do projeto RUR@L INOV, Telf: 259 350 845, Email: ruralinov.utad@gmail.com
Diversificação de atividades económicasDurante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. |
Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locaisA estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas. |
Floresta multifuncional e sustentabilidade territorialA floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. |
Agricultura familiar e agroecologiaCada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]