Iniciativas de base comunitária e Pacto Ecológico Europeu em discussão

2022-12-02

A ECOLISE – Rede Europeia para Iniciativas sobre Alterações Climáticas e Sustentabilidade promoveu a 28 de novembro, em conjunto com o CESE – Conselho Económico e Social Europeu, o evento “Community-led initiatives and the European Green Deal: towards transformational local development policies”.

O evento, cuja organização contou com a parceria de várias entidades, entre as quais a ELARD – Associação Europeia LEADER de Desenvolvimento Rural e no qual participou a Federação Minha Terra, discutiu a importância das iniciativas de base local, lideradas pelas comunidades, para a prossecução dos objetivos do Pacto Ecológico Europeu.

Os mais de 120 participantes tiveram a oportunidade de ouvir especialistas e conhecer projetos e iniciativas de transformação social e inovação lideradas pelas comunidades, que concorrem para os objetivos de sustentabilidade ambiental e climática definidos pela União Europeia, mas também para a melhoria da qualidade de vida das populações. Entre as questões abordadas estiveram a consciencialização das comunidades para a necessidade de uma transição a vários níveis, a mobilização das comunidades, o diálogo e interligação entre diferentes atores e níveis de governação, a participação e o envolvimento dos cidadãos na construção e implementação das políticas ou a necessidade de justiça e inclusão nas iniciativas e políticas de transformação e transição social e ecológica.

A ECOLISE apresentou um conjunto de 10 teses, que pode conhecer no documento em anexo, para um desenvolvimento local transformador liderado pelas comunidades, nas quais se destacam a necessidade de compreender que é essencial uma transformação de comportamentos, repensar a relação que a humanidade tem com a natureza, compreender as origens dos problemas e desafios que o planeta enfrenta, a importância do desenho e implementação de ações coletivas, de compreender que qualidade de vida não é apenas sinónimo de prosperidade económica, que é essencial a ligação entre os diferentes níveis de governação, que as iniciativas de base local, lideradas pelas comunidades, podem concorrer para objetivos mais vastos, que vão muito além dos limites das comunidades ou ainda a necessidade de maior apoio público à mobilização das comunidades e à criação de redes.

Saiba mais sobre a iniciativa aqui.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]