2022-12-02
A ECOLISE – Rede Europeia para Iniciativas sobre Alterações Climáticas e Sustentabilidade promoveu a 28 de novembro, em conjunto com o CESE – Conselho Económico e Social Europeu, o evento “Community-led initiatives and the European Green Deal: towards transformational local development policies”.
O evento, cuja organização contou com a parceria de várias entidades, entre as quais a ELARD – Associação Europeia LEADER de Desenvolvimento Rural e no qual participou a Federação Minha Terra, discutiu a importância das iniciativas de base local, lideradas pelas comunidades, para a prossecução dos objetivos do Pacto Ecológico Europeu.
Os mais de 120 participantes tiveram a oportunidade de ouvir especialistas e conhecer projetos e iniciativas de transformação social e inovação lideradas pelas comunidades, que concorrem para os objetivos de sustentabilidade ambiental e climática definidos pela União Europeia, mas também para a melhoria da qualidade de vida das populações. Entre as questões abordadas estiveram a consciencialização das comunidades para a necessidade de uma transição a vários níveis, a mobilização das comunidades, o diálogo e interligação entre diferentes atores e níveis de governação, a participação e o envolvimento dos cidadãos na construção e implementação das políticas ou a necessidade de justiça e inclusão nas iniciativas e políticas de transformação e transição social e ecológica.
A ECOLISE apresentou um conjunto de 10 teses, que pode conhecer no documento em anexo, para um desenvolvimento local transformador liderado pelas comunidades, nas quais se destacam a necessidade de compreender que é essencial uma transformação de comportamentos, repensar a relação que a humanidade tem com a natureza, compreender as origens dos problemas e desafios que o planeta enfrenta, a importância do desenho e implementação de ações coletivas, de compreender que qualidade de vida não é apenas sinónimo de prosperidade económica, que é essencial a ligação entre os diferentes níveis de governação, que as iniciativas de base local, lideradas pelas comunidades, podem concorrer para objetivos mais vastos, que vão muito além dos limites das comunidades ou ainda a necessidade de maior apoio público à mobilização das comunidades e à criação de redes.
Saiba mais sobre a iniciativa aqui.
Diversificação de atividades económicasDurante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. |
Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locaisA estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas. |
Floresta multifuncional e sustentabilidade territorialA floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. |
Agricultura familiar e agroecologiaCada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]