2024-05-24
Inicia-se hoje a VII Feira da Freguesia de Almalaguês – Gastronomia e Artesanato, com destaque para o evento “Almoce e Jante Connosco”, que se realiza no sábado, 25 de maio, e onde as coletividades que integram o grupo de trabalho das Aldeias de Portugal Almalaguês/Torre de Bera, confecionam as iguarias típicas da freguesia de Almalaguês.
O evento dinamizado pela Freguesia de Almalaguês incluiu variadas atividades culturais e de animação, das quais destacamos se destacam: a oficina do arroz doce, o 1º concurso “Janelas e Varandas Floridas” e a atuação dos grupos folclóricos: CIR Torre de Bera, “Rosas da Amoreira” e “As Tecedeiras de Almalaguês”.
Esta iniciativa integra um projeto da CoimbraMaisFuturo aprovado à medida 10.3 – Cooperação Interterritorial e Transnacional dos Grupos de Ação Local, aprovado pelo PDR2020, no qual a CoimbraMaisFuturo se propõe a replicação nacional da marca "Aldeias de Portugal", com o reconhecimento de duas aldeias do concelho de Coimbra: Almalaguês/Torre de Bera e Arzila, que integram agora uma rede de 133 aldeias classificadas de norte a sul do país.
Em anexo poderá consultar o Cartaz e o Programa do evento.
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]