2012-06-12
2012
«Passagens Revoltas» é o título da publicação que apresenta 74 «passagens» sobre Animação Territorial e Desenvolvimento Local, Cidadania Ativa e Democracia Participativa, entre outras temáticas.
A publicação, com cerca de 500 páginas, sairá muito em breve (antes do final do julho).
O autor, Alberto Melo, estará presente em várias sessões de apresentação da publicação, a realizar no Algarve, em diversas escolas superiores e universidades, em datas a anunciar oportunamente.
Os 74 textos, cuja dimensão varia entre uma e 30 páginas, encontram-se ordenados cronologicamente e referenciados em função de cinco temáticas-chave: Educação e (sobretudo ) Educação de Adultos, Conflitos Políticos e Laborais, Animação Territorial e Desenvolvimento Local, Cidadania Ativa e Democracia Participativa, Crítica da Economia Dominante.
O título da publicação «Passagens Revoltas» joga com os respetivos sinónimos, encontrando-se outras combinatórias que fariam igualmente sentido: «Mudanças Desalinhadas», «Trechos Furiosos», «Episódios agitados», «Excertos Desgrenhados»? São geralmente comunicações de «circunstância», provocadas por situações sociais, políticas e económicas particularmente críticas, em que o autor toma decididamente a defesa dos seus valores e das suas opções filosóficas e ideológicas, mantendo sempre uma intransigente independência face aos poderes instituídos e aos seus catecismos.
Alberto Melo desempenhou, em Portugal, um papel preponderante no campo da Educação dos Adultos, tanto em 1975-76, como em 1997-99, períodos em que arquitetou algumas medidas inovadoras. Foi também pioneiro, desde 1985, no arranque do Desenvolvimento Local no país. Antes disso, vivera e trabalhara em França e em Inglaterra. Instado por vários amigos a escrever as suas memórias optou, em vez disso, por produzir uma seleção de textos escritos entre 1970 e 2012, que são outros tantos testemunhos da sua vida de intervenção, prática e reflexiva, em variados espaços socioculturais, profissionais e cívicos.
A opção pela edição através da Associação IN LOCO, sem fins lucrativos, e a renúncia a direitos de autor permitirão oferecer uma obra desta dimensão a um preço de venda ao público relativamente baixo.
Saiba mais no site da IN LOCO, aqui.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]