2025-10-01
Na tarde do passado dia 23 de setembro teve lugar a primeira reunião do Órgão de Gestão do GAL Algarve Central onde foi aprovado o primeiro aviso da medida D.1.1.1.1 «Pequenos investimentos na exploração agrícola», marcando o arranque da implementação desta EDL.
A intervenção D.1.1.1.1 «Pequenos investimentos na exploração agrícola», visa fomentar o investimento nas explorações agrícolas, permitindo a melhoria da sua capacidade produtiva, da viabilidade económica e da sua eficiência, promovendo a adoção de práticas sustentáveis e tecnologias adequadas à escala local.
O aviso, aberto no dia 30 de setembro, encerra às 17h do dia 19 de dezembro.
O investimento nas explorações deve ser superior ou igual a 2 000 € e inferior ou igual a 50 000 €.
Os apoios variam entre 50% a 75% do investimento elegível, sob a forma de subvenção não reembolsável.
Os investimentos devem estar localizados no território do Algarve Central, que abrange as seguintes freguesias: concelho de Albufeira (freguesias de Ferreiras, Guia e Paderne); concelho de Faro (freguesias de Santa Bárbara de Nexe, União das freguesias de Conceição e Estoi e União de Freguesias de Faro (Sé e São Pedro)); concelho de Loulé (freguesias de Almancil, Alte, Ameixial, Boliqueime, Salir, São Clemente, São Sebastião e União das freguesias de Querença, Tôr e Benafim); concelho de Olhão (freguesias de Pechão e União das freguesias de Moncarapacho e Fuseta); concelho de São Brás de Alportel (freguesia de São Brás de Alportel); concelho de Silves (freguesias de São Bartolomeu de Messines e São Marcos da Serra); concelho de Tavira (freguesias de Cachopo, Santa Catarina da Fonte do Bispo e União das freguesias de Luz de Tavira e Santo Estêvão).
Na parte da manhã do mesmo dia, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, tiveram lugar duas sessões distintas, num encontro que contou com a participação de parceiros locais e representantes institucionais dos Grupos de Ação Local do território:
- A reunião do GAL do período 2014-2020, onde foi aprovado o Relatório de Execução Anual e apresentada a execução da Estratégia, permitindo fazer o balanço do trabalho desenvolvido ao longo do período de programação;
- Seguiu-se a reunião do GAL Algarve Central 2030, onde foram apresentadas as medidas de apoio do PEPAC no âmbito da Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL), com destaque para as oportunidades de financiamento e de cooperação que visam reforçar a inovação, a competitividade e a sustentabilidade no território.
Com estas reuniões, as parcerias dão mais um passo no reforço do desenvolvimento local de base comunitária, promovendo a coesão territorial e envolvendo ativamente os atores locais na concretização de soluções para o futuro deste território.
Importa sublinhar que o Órgão de Gestão do GAL funciona em regime rotativo, permitindo que novos associados tenham, todos os anos, a oportunidade de participar diretamente nas decisões sobre a execução da EDL. Este modelo reforça o carácter aberto, democrático e participado do processo, assegurando uma maior representatividade e dinamismo na condução da estratégia local.
O aviso e demais informação relevante, nomeadamente legislação, formulário, OTE estão disponíveis no portal da Agricultura, em https://agricultura.gov.pt/ e portal do PEPAC no continente, em www.pepacc.pt, bem como em www.in-loco.pt, podendo ainda ser obtidos esclarecimentos junto da entidade gestora do GAL Algarve Central: telefone 289 840 860 ou telemóvel 969 986 439; e-mail: dlbc@in-loco.pt.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
Agenda |
Iniciativa AgriJovem2025 |
2025-10-16 a 2025-10-19, Colégio do Espírito Santo, Universidade de Évora |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]